Na tarde de quinta-feira, dia 5 de setembro, às 16h55m, o Presidente da APUG-SSind, José Carlos de Freitas, recebeu telefonema do Prefeito Laurez Moreira em razão do Ofício nº 066/2013 publicado, neste site, em matéria anterior. O documento, em resumo, manifestava o desagrado dos professores pelas declarações depreciativas levadas ao ar pela SIL TV.

No telefonema, o Senhor Prefeito manifestou a necessidade de manter o diálogo franco com os professores em razão da sustentabilidade da UnirG. Disse que não esquecera dos compromissos que assumira em relação à UnirG, mencionando a necessidade urgente de seu crescimento e inovação, como a abertura de novos cursos. Em relação aos professores, reconheceu os direitos da categoria, mas lembrou as dificuldades tanto as da UnirG como as do Município, referindo-se ao momento como uma situação que pede paciência e compreensão de todos. Abordou mais uma vez que a UnirG deve conseguir cumprir a meta de seu governo: a capacidade de investir pelo menos 10% de suas receitas na recuperação e desenvolvimento de suas estruturas.

Por fim, o Senhor Prefeito disse que gostaria de poder conversar com os professores e convidou o Sindicato para a conversa.

O Presidente da APUG-SSind agradeceu a delicadeza do telefonema e, em resposta à sua palavra, apontou para duas providências: 1 – Solicitou-lhe, se fosse de seu gosto, que enviasse resposta do Ofício por escrito, com a finalidade de dar justa publicação neste site, uma vez que o documento enviado a ele tivera esta divulgação; 2 – que o Sindicato deliberou encabeçar um movimento para ações efetivas para a recuperação da UnirG, sobretudo no que toca à solução dos cursos deficitários e que, sendo assim, em data propícia, faria convite a ele para se fazer presente na abertura desses debates.

O Sindicato dá publicidade a este telefonema, porque considera este ato do Senhor Prefeito como uma tentativa de superar o sentimento de revolta ocasionado por suas declarações. E não dispensará a oferta do debate em torno das reais necessidades da UnirG.

 

José Carlos de Freitas

Presidente da APUG-SSind