APUG-SSind – Associação dos Professores Universitários de Gurupi – foi fundada em 15 de maio de 1988, por um grupo de 23 professores da antiga FAFICH que se transformou na UnirG de hoje. É filiada ao ANDES-SN. Tem sua abrangência restrita aos professores do Centro Universitário UnirG. Conta atualmente com 215 sindicalizados. Nestes 25 anos de existência, teve 13 diretorias.

Em sua trajetória de vida, tem protagonizado significativas lutas em favor dos direitos dos professores e da sustentabilidade do Ensino Superior em Gurupi e região. Dentre suas principais conquistas estão a consolidação de um Plano de Carreira Docente – Lei Municipal n° 1.755/2008, a sede própria, o Enquadramento Docente no Regime de Trabalho – 2010 e a permanência do caráter público do Centro Universitário UnirG.

Nestes anos, ao lado de outras entidades, ela tem se tornado numa das principais defensoras da UnirG, denunciando a gestão duvidosa dos recursos e cobrando a transparência e democracia no âmbito da Fundação UnirG e do Centro Universitário UnirG.