A APUG-SSind vem a público agradecer a Pró-Reitoria de Pesquisa – PROPesq pela publicação do PLANO DE CAPACITAÇÃO DOCENTE do Centro Universitário UnirG. Nós esperávamos por isso há três anos. Quando a Prof. Rise Rank assumiu o cargo no início deste ano, o Sindicato solicitou-lhe essa atenção. No mês passado, diante da dificuldade de alguns cursos em levar adiante suas determinações, ela declarou à Presidência da APUG-Ssind que editaria o Plano no fim de setembro. E assim ocorreu.

Registramos aqui nosso profundo agradecimento. Daqui para frente, a saída de professores para Qualificação Docente deverá obedecer ao cronograma das saídas ali estabelecido. Caso não o façam, será questão de improbidade.

O único fato lamentável, mas não incontornável, foi a omissão de três cursos importantes, tanto pelo número de professores quanto pela posição que estes cursos exercem na UnirG. São eles o Curso de Direito, o Curso de Medicina e o Curso de Odontologia. Isso quer dizer que, enquanto não houver iniciativa por parte dos gestores destes cursos, seus professores ficarão temporariamente de fora das possibilidades de Licença para Qualificação. O que fazer então? Exigir que atendam corretamente às exigências da Resolução do CONSUP sobre o assunto e da PROPesq, de forma a possibilitar um ADITIVO no próprio Plano agora publicado.

A Diretoria do Sindicato esclarece que até mesmo seu presidente, embora não fosse sua função, chegou a telefonar, no início de setembro para a coordenação de três cursos, no sentido de sensibilizá-los para a importância da causa. Independentemente destas omissões, tributamos aqui os nossos agradecimentos à PROPesq.

Esperamos que, para a felicidade de todos, as pendências mencionadas no próprio Edital sejam equacionadas pela Reitoria.

Foto-Ilustração: Prof. Kita Maciel, no Concurso Público de 2006.

 

José Carlos de Freitas

Presidente da APUG-SSind

 

Download (PDF, 2.96MB)