Os finais de semana do mês de maio serão marcados por encontros de algumas das Regionais do ANDES-SN. Nos dias 15 e 16 ocorrerá o 49º Encontro da Regional Nordeste III, em Maceió (AL). Nos dias 22 e 23 é a vez do 2º Encontro da Regional Nordeste I, em Teresina (PI). Já nos dias 29 e 30 acontecerá o 8º Encontro da Regional Planalto, em Brasília (DF).

O encontro da Regional Nordeste III terá como tema “Crise, Fundo Público e Retirada de Direitos: o que fazer?”. A atividade será realizada em local ainda não definido. Tiago Cruz Neto, 2º vice-presidente da Regional Nordeste III do ANDES-SN, aponta que o tema do encontro regional tem relação direta com o momento vivido pela classe trabalhadora.

“Estamos vivendo um aprofundamento do saque aos direitos dos trabalhadores. Queremos que a categoria discuta como enfrentar esses ataques”, ressalta o docente. Participarão da discussão Plínio de Arruda Sampaio Júnior, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e José Milton Pinheiro de Souza, 1º tesoureiro da regional.

Já o encontro da Regional Nordeste I terá como tema “Crise, universidade pública e carreira docente” e será realizado em dois locais. No dia 22, no auditório CCE/UFPI, e, no dia 23, no auditório da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí (Adufpi – Seção Sindical do ANDES-SN).

Marta Queiroz, 2ª vice-presidente da Regional Nordeste I do ANDES-SN, ressalta a importância da realização da discussão sobre o ajuste fiscal e a consequente retirada dos direitos dos trabalhadores. “Vamos discutir quais os impactos nas universidades gerados pelo ajuste fiscal, e também os impactos conceituais e financeiros na carreira docente”, afirma. Amauri Fragoso de Medeiros, tesoureiro do Sindicato Nacional, estará presente no encontro como debatedor.

O último encontro do mês, o da Regional Planalto, debaterá “Condições de Trabalho e Movimento Docente” e ocorrerá na sede da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (Adunb – Seção Sindical do ANDES-SN). Liliane Machado, 2ª vice-presidente da Regional Planalto do ANDES-SN, afirma que a escolha de debater as condições de trabalho surgiu a partir de inquietações da categoria. “Queremos debater desde as questões de saúde do trabalhador até a falta de condições de estrutura das universidades”, aponta a docente. Participarão do debate os professores Luiz Alan Künzle e Fernanda Zanin, ambos da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Fonte: ANDES-SN