Caros colegas professores, estará acontecendo hoje a noite e durante todo o dia de amanhã (21/5), no plenário da Câmara Municipal de Gurupi, uma audiência pública para elaboração do Plano Municipal de Educação para os próximos 10 anos.
Na minuta, tem um eixo sobre Educação Superior, que entendemos deveria ter sido debatida, discutida e elaborada propostas e modificações, entre os setores da Acadêmica, iniciando pela Reitoria, Coordenações, Fundação, Apug-Ssind e AsaUnirg e demais interessados, inclusive o corpo discente, tão importante quanto, neste processo de discussão e implantação de metas e propostas ao longo de 10 anos.
Segundo alguns professores sindicalizados e não sindicalizados à Apug, que tiveram tempo para ler e até anotar alguns pontos, a proposta elaborada pelo município tem algumas metas e estratégias fora da nossa realidade educacional de formação superior. Algumas até fogem do contexto da proposta do Plano Nacional, mas que também não contemplam nossa necessidade e realidade local/regional da Unirg.
Portanto, conclamamos os professores interessados em debater o assunto, a comparecer na Câmara, munido da minuta que segue em anexo, para ouvir, debater e ao mesmo tempo, sugerir alterações na minuta original, para que possamos nos adequar à nossa realidade sem perder o foco nacional das grandes questões educacionais que estão sendo debatidas e sugeridas em todo Brasil, em muitos seminários, fóruns e outras atividades ligadas ao setor educacional brasileiro, em todos os níveis.
É fundamental que tenhamos a clareza da importância da participação, porque após a Audiência Pública, tudo vai ser aprovado pelos vereadores e vai virar lei municipal. Devemos ficar atentos e vigilantes no sentido de entender o plano decenal da Educação Municipal e que o Eixo Superior compete e muito à nossa atividade, mas que mais uma vez não sabemos porque não foi discutida pelos setores envolvidos no processo de educação superior de Gurupi.
Foi sugerida na semana passada, pela professora Leci que fosse feita uma reunião, um debate na Unirg, via Reitoria, envolvendo todos os setores, mas não foi possível, por diversos motivos, o debate conjunto da proposta. Nem mesmo no Conselho Superior foi debatido o tema e sequer tirada uma comissão para estudar o tema.
Ainda mais que a construção ficou restrita à equipe da Secretaria Municipal da Educação e a Apug-Ssind não tem conhecimento se tinha algum representante dos atores institucionais do Centro Universitário Unirg na equipe de construção do referido projeto decenal – ilógico pensar que não convidaram ou se convidaram quem foram os representantes da Reitoria, Apug-Ssing e AsaUnirg indicados para composição da equipe de estudos e elaboração – que pode mexer com toda a estrutura de Educação Superior do município, mas que mais uma vez, sem a participação – até prova em contrário – de pessoas ligadas à Educação Superior, no caso do Centro Universitário e os eixos Reitoria, Docentes e Discentes.

SERVIÇO: Audiência Pública-Elaboração do Plano Municipal de Educação
Local: Câmara Municipal de Gurupi
Dia 20 – às 19h30min
Dia 21: das 08 às 17 horas