Depois de se reunir com o presidente da Fundação Unirg na última terça-feira (19/11), a diretoria da Apug foi recebida na quarta pela manhã, pelo reitor Alexandre Ribeiro Dias, acompanhado do pró-reitor de Graduação e Extensão, Jean Carlo e da pró-reitora de pesquisa e pós-graduação, Rise Rank.

O presidente da Apug estava acompanhado do diretor financeiro Antonio Neto e do diretor secretário Bruno Nunes Vale, que durante cerca de 90 minutos fizeram reflexões sobre o atual momento do Centro Universitário Unirg e a atuação dos órgãos representativos na busca das soluções dos problemas.

O representante da Apug, professor Gilberto Correia, ressaltou que a entidade classista sempre estará disposta, como sempre esteve, para discutir os problemas e buscar soluções, mas sem renunciar aos direitos inalienáveis dos trabalhadores docentes da Unirg. “Não podemos nos sentir culpados por direitos legais, constitucionais, que temos direito e que estão sendo negados ou negligenciados pelos gestores municipais. A Apug vai estar sempre aberta ao diálogo, mas vamos ser intransigentes na defesa e consolidação dos direitos da categoria”, afirmou Correia, ressaltando que a campanha nociva de difamação à figura do professor do Centro Universitário Unirg é no mínimo um ato mesquinho e irresponsável de quem tenta desvalorizar o trabalho do professor e das ações desenvolvidas ao longo dos 25 anos de existência da Unirg e também da Apug.

A reitoria também se colocou à disposição para dialogar e manter um canal permanente de negociação, visando sanar e contribuir para que os problemas que afetam a instituição sejam debatidos por todos os atores envolvidos no processo. “Nossa linha sempre foi essa e vai continuar sendo, para que possamos enfrentar o problema comum, mas respeitando as esferas de competência de cada entidade classista existente na Unirg, seja de professores, seja de servidores administrativos”, disse o reitor Alexandre Dias.

No período da tarde do mesmo dia, o presidente da Apug reuniu-se também com alguns docentes, na sala de reunião da Apug, que estão com demanda judicial apoiada pelo sindicato, no tocante às progressões verticais, que teve deferimento positivo em favor dos professores, pelo juiz Nassib Cleto Mamud, com recurso da Fundação Unirg junto ao Tribunal de Justiça.

Outras reuniões/audiências estão sendo agendadas com os vereadores  e com o prefeito Lurez Moreira, visando estreitar os laços institucionais, bem como aprofundar os debates e negociações visando consolidar algumas conquistas legais dos professores que não estão sendo atendidas. “O importante é que a sociedade saiba da importância do professor universitário, como qualquer outra categoria de trabalhador existente em nossa cidade, e da nossa contribuição para o desenvolvimento local e regional, por meio da formação docente superior e das ações desenvolvidas pelos professores da Unirg em conselhos, comissões e atividades de extensão, pesquisa e atendimento social oferecidos pelos cursos à população gurupiense”, finalizou o presidente Gilberto Correia.