Parte da nova diretoria da seção sindical da Apug-SSind esteve reunida na tarde desta teça-feira  com o presidente da Fundação Unirg, Sávio Barbalho.

Segundo o presidente da Apug, professor Gilberto Correia, a reunião foi solicitada com a finalidade de apresentar a nova diretoria, reabrir canal de negociação e ao mesmo tempo, mostrar que a nova diretoria está disposta ao diálogo, sem contudo, esquecer a principal finalidade: lutar constantemente pelos direitos dos trabalhadores na docência superior. “Em especial por alguns direitos que estão sendo negligenciados pela atual gestão municipal, em clara ingerência direta nas questões exclusivas da Fundação e Centro Universitário Unirg”, disse Correia, ressaltando que via protocolar ainda nesta semana pedido de audiência com o prefeito de Gurupi.

O presidente estava acompanhado do vice-presidente, Paulo Henrique Costa Mattos, da diretora cultural, Maria Welitânia, do diretor Jurídico, Gilson Carvalho Ribeiro, do tesoureiro Antonio Neto e do assessor jurídico Rogério Machado.

Os diretores ressaltaram a preocupação com o não pagamento das progressões, da equiparação salarial que não é repassada desde  2010, gerando enorme descontentamento na classe docente, entre outros assuntos que foram debatidos.

O presidente Sávio Barbalho mostrou-se aberto ao diálogo e afirmou que essas e outras demandas foram colocadas no orçamento para 2014, especialmente as progressões de um grupo de professores que entrou na justiça para fazer valer o seu direito legal. “Existe a possibilidade de pagarmos a partir de janeiro a progressão. Vamos conversar sobre essa questão em janeiro. E quanto ao pagamento do resíduo inflacionário também foi incluído no orçamento, mas depende de negociação direta com o prefeito Laurez Moreira”, avisou Barbalho.

A Apug conseguiu junto ao presidente Sávio Barbalho, o adiantamento do repasse da parcela do 13º salário para que a seção sindical possa realizar a festa dos professores no dia 7 de dezembro, quando serão comemorados os 25 anos de existência da Associação dos Professores Universitários de Gurupi, que se transformou em seção sindical nos anos 90.

A programação acontecerá no dia 07 pela manhã no auditório da Apug, com a presença de dois diretores do Andes – Sindicato Nacional, quando serão discutidas as ações do sindicato em relação às entidades municipais de ensino superior, como a Unirg e uma análise de conjuntura e de atuação da Apug nos 25 anos, além da exibição de um vídeo contando a história da entidade gurupiense.

A programação será finalizada a noite no CTG, com jantar comemorativo, onde todos os ex-presidentes serão homenageados com diploma de honra ao mérito.