A Comissão Organizadora do Concurso Público Docente do Centro Universitário UnirG, na tarde desta segunda-feira, 12 de agosto, principiou seus trabalhos numa atitude de humildade: OUVIR. Para isso, convidou membros da Comissão do Concurso de 2006, para ouvir deles a experiência do processo. Fizeram-se presentes os professores Edna Maria Cruz Pinho e Adilar Daltoé. Foram dados os devidos tributos a seu presidente Prof. Plínio Pinto Teixeira, hoje com a saúde abalada e impossibilitado da presença.

DSC09585

No ato, o atual presidente Prof. Paulo Henrique Costa Mattos, explicou o motivo do convite: aprender com as dificuldades enfrentadas por aquela Comissão. Neste sentido, a Prof. Edna Maria declarou que a maior dificuldade foi a triagem do número real de vagas, porque não havia ocorrido ações como as do Enquadramento docente, o que facilitava a colonização de vagas para reserva de mercado. Outra dificuldade foi a montagem das bancas, pois não havia profissionais em localidades próximas, com é previsto hoje nas duas instituições vizinhas: a UFT e o IFTO, com um quadro diversificado de doutores.

Outros dados foram também comentados, como a qualificação mínima, a pontuação, a triagem mais facilitada pelo reenquadramento que está sendo implementado pela atual Pró-Reitoria de Graduação. Discutiu-se sobre aspectos legais, como por exemplo, a reserva de vagas para deficientes, a isenção de taxas de inscrição, o cuidado com o avanço sigiloso dos trabalhos, a atenção para formar bancas que não tenham vínculos com os candidatos.

Prof. Adilar Daltoé recomendou a importância de que o concurso seja, de fato, público e não um mero ritual para assegurar vagas para os temporários que já estão na UnirG.

O presidente Paulo Henrique anunciou, como agenda, o estudo de três editais – o de 2006, o que fora suspenso pelo Tribunal de Contas e o recente da UFT – para verificar sugestões válidas para a elaboração do novo edital.

Ainda, no início da reunião, o Pró-Reitor Prof. Jean Carlo Ribeiro distribuiu documentos do Reenquadramento Docente em implementação neste segundo semestre de 2013. A Comissão acredita que o número de vagas esteja bem definido em função destes documentos. Mesmo assim, o Pró-Reitor pretende enviar todos os documentos às respectivas Coordenações de Curso para vistorias e confirmações.

DSC09589

Em suma: nesta primeira reunião, a Comissão tomou ciência da enorme responsabilidade que tem pela frente.

A reunião encerrou com a leitura de um Regulamento próprio da Comissão, para o funcionamento, com previsão de atribuições, deliberações e sanções no caso de faltas.

E, desta vez, o presidente da APUG-SSind, na qualidade de fiscal, comunicado oralmente, esteve presente.

A APUG-SSind, através de seu representante, Prof. Joel Moisés Silva Pinho, publicará boletins frequentes sobre o andamento – com ressalva do que deve permanecer em sigilo – dos trabalhos.

DSC09586

Mas comunicamos a todos os interessados que, assim que houver motivos para interpelar a Comissão, procurem o Sindicato. Os recursos serão sempre dirigidos a esta Comissão por escrito. A  Comissão reunir-se-á todos os dias à tarde, a partir das 16 horas.

 

José Carlos de Freitas

Presidente da APUG-SSind