Com propostas comuns para as duas categorias, as diretorias da seção sindical da Apug-SSind e AsaUnirg foram recebidas pelo prefeito Laurez Moreira, no dia 15 de janeiro, em seu gabinete.

A pauta conjunta foi a discussão da reposição das perdas salariais dos servidores da Unirg que neste ano completam cinco anos sem qualquer reposição salarial.

Os professores e servidores do Centro Universitário Unirg ouviram do prefeito que a perda salarial de 2013 será paga, mas só a partir de maio deste ano, o que não agradou aos participantes da reunião.

O presidente da AsaUnirg, Oximano Jorge, declarou ao prefeito que iria levar a proposta do Executivo para que seja discutida com a categoria em assembleia marcada para o dia 29 de janeiro, mas ressaltou que a categoria foi parceira nas dificuldades, mas que não estaria, na avaliação da Asaunirg, tendo a reciprocidade do Executivo e nem da Fundação.
“Estamos pagando o preço há muito tempo e em 2013 fomos parceiros de todas as ações que a Fundação propôs, mas sempre reforçando que em 2014 teríamos uma resposta positiva, mas que até agora não tem e ainda querem jogar para maio, nosso direito constitucional da reposição”, afirmou Jorge.

O presidente da ApugSsind, professor Gilberto Correia, reforçou a posição de Oximano Jorge, ressaltando que há muito tempo os professores e servidores estão pagando um preço alto pela má gestão, tanto no Executivo quanto na Fundação Unirg. “Foi um ano muito difícil o ano de 2013, com vários direitos dos professores e servidores sendo negados sistematicamente pela direção da Fundação com orientação do prefeito. O prejuízo às categorias são enormes e precisamos ter a reposição, que é prevista na constituição, independente da Lei de Responsabilidade Fiscal, bem como progressões previstas em lei que não estão sendo pagas. Vamos discutir todas essas situações em nossa assembleia que será realizada no dia 28 de janeiro e firmar posição na defesa dos nossos direitos, seja da Apug quanto da Asaunirg”, finalizou o presidente da Apug.

As duas diretorias estão unificando as pautas que serão as mesmas nas duas assembleias e várias reuniões estão acontecendo até a próxima semana, visando definir as estratégias de ação para a volta das aulas que acontecerá no dia 29 de janeiro.
Fonte: Diretoria de Comunicação da Apug-SSind