Entre os dias 12 e 14 desse mês, a APUG participou do III Encontro Nacional de Educação (III ENE), que ocorreu em Brasília, na UnB. O tema central foi “Por um projeto classista e democrático de educação”. O ANDES-SN participa da sua organização, conforme deliberado no 38º Congresso do Sindicato Nacional. Mais de 900 pessoas estiveram inscritas no evento.
“Capitalismo e Educação – Lutas internacionais e nacionais pela educação pública” foi o tema que abriu os debates do Encontro, que contou com palestrantes da França, México e Universidades brasileiras, como a professora Virginia Fontes, do Projeto Auditoria da Dívida Pública.
Nos dois primeiros dias, foram realizadas três mesas de debates e discussões nos grupos de trabalho sobre os nove eixos do III ENE. No domingo, aconteceu a plenária de encerramento com os encaminhamentos do encontro.
Duas atividades extras foram realizadas. No sábado (13), ocorreu a plenária da Frente Escola Sem Mordaça, ao final da programação oficial. E, no domingo (14), a reunião de trabalhadores em Educação da Rede Sindical Internacional de Solidariedade e Lutas, após o encerramento.
APUG participa
A delegação UnirG foi composta por 48 pessoas, dentre elas, as professoras dos Cursos de Licenciatura em Letras e Pedagogia Maria Leci, Edna Pinho e Maria Wellitania, além o presidente da APUG, professor Paulo Henrique. Também estavam presentes os professores Claudemir Onasayo, do curso de Artes Cênicas (IFTO), Neila Nunes e Rubenilson Pereira, do Curso de Letras, da UFT. O transporte foi pago pelo integralmente pelo ANDES, que viabilizou a participação de todos no ENE.
O professor Paulo Henrique destacou a participação ativa dos acadêmicos que estiveram representando o Tocantins no encontro. “Em Nossa Delegação há muitos estudantes que nunca antes participaram de congressos ou encontros e estão adorando, participando com muito interesse nos grupos, palestras e plenárias. Valeu a iniciativa da APUG e a mobilização dos professores dos diversos cursos de Licenciatura. Além de discutir as questões de política educacional do momento, os nossos alunos tiveram a oportunidade de participar de muitos momentos com outros grupos estudantis que trataram em rodas de conversa, questões como juventude, diversidade, movimento estudantil, currículo e democracia.” Disse ele.
Informações: ANDES-SN
ASCOM/APUG-SSIND