No mês de Julho de 2013, a página destinada à Educação da provedora Universo On Line – UOL publicou interessante matéria, intitulada ADEUS, DOCÊNCIA que dá conta da crise dos cursos de Licenciatura nas universidades brasileiras e do desinteresse dos jovens formados pela própria profissão docente. Poucos, mesmo que muito bem preparados para o magistério, tanto na Educação Básica quanto na Superior, fazem opção pela carreira docente. Entre os motivos estão os baixos salários, a pouca valorização do professor por parte da sociedade e as condições de trabalho oferecidas.
O assunto da matéria pode ajudar na reflexão do fenômeno do esvaziamento dos cursos de Licenciatura da UnirG. Se o mesmo ocorre nas universidades públicas, por que não ocorreria aqui, onde o ensino não é gratuito?
Nós reproduzimos, em anexo, a matéria, no intuito de introduzir uma cunha cética na opinião, relativa ao problema, que pareça muito fácil ou cômoda por parte de que tem interesse ou esteja envolvido com a UnirG.
A APUG-SSind, como todo Sindicato de Professores sério, acredita que a crise das Licenciaturas, assim como as demais mazelas educacionais, se resolve principalmente com a valorização do professor. Moral e salarialmente.
Confiram no site:
http://revistaeducacao.uol.com.br/textos/195/adeus-docencia-292321-1.asp
Foto-Ilustração: Boy studying, Lewis Hine, 1924.
José Carlos de Freitas
Presidente da APUG-SSind