Nesta sexta-feira (12) começa o 1º Seminário Nacional de Comunicação da CSP-Conlutas, que será realizado no Hotel San Raphael, em São Paulo-SP, e ocorrerá durante todo o fim de semana. Mais de 40 entidades e movimentos sociais e populares participarão do seminário.

O evento visa refletir os desafios que a comunicação dos trabalhadores enfrenta e os que ainda virão, como as novas tecnologias. “É nesse ambiente, que se realizará o 1º Seminário Nacional de Comunicação da CSP-Conlutas. Um evento que se reveste de uma importância crucial para o avanço, modernização e aprimoramento da comunicação e a linguagem que precisamos utilizar frente à heterogeneidade do conjunto de nossa classe”, frisa a responsável pelo seminário em nome da Secretaria Executiva Nacional da CSP-Conlutas Joaninha Oliveira.

O Seminário será também um momento de troca, de intercâmbio de experiências, aprendizado e elaboração. Assim como de integração dos profissionais de comunicação e dirigentes do setor para que pensemos coletivamente a comunicação da Central e suas entidades e movimentos.

O evento é direcionado para os profissionais de comunicação que atuam em entidades e movimentos da base da CSP-Conlutas e demais dirigentes de entidades ligadas à Central e trabalhadores de base. Entre os temas presentes na programação constam os desafios da comunicação hoje, a importância da linguagem, as mídias digitais e o áudio visual nas lutas. A troca de experiências das produções das comunicações locais será um dos aspectos importantes da atividade.

“Esse seminário é bastante esperado por nós. Pretendemos dar um passo importante na comunicação da Central; temos condições de produzir uma comunicação nacional de qualidade para informar e conscientizar a classe trabalhadora e que reflita a atuação de nossos diversos sindicatos e movimentos. Integrar para fortalecer”, afirma Cláudia Costa, jornalista da CSP-Conlutas.

Confira a programação atualizada:

1º Seminário Nacional de Comunicação da CSP-Conlutas

12, 13 e 14 de dezembro de 2014

Sexta-feira:

- 10h/13h: Desafios da Comunicação dos trabalhadores hoje

Mesa: Claudia Santiago (Núcleo Piratininga de Comunicação/NPC), Laura Capriglione (Ponte Jornalismo), José Arbex (PUC) e Mauro Puerro (CSP-Conlutas).

– 13h00/14h00: Almoço

– 14h00/16h00: A importância da linguagem na Comunicação

Palestra: Vito Giannoti (NPC)

– 16h00/18h00: O mundo digital e as lutas

Mesa: Herbert Claros (SindMetal SJC), Danilo César (Movimento Mães de Maio), Camila Lisboa (Movimento Mulheres em Luta)

– 18h00/18h30: Lanche

– 18h30/20h00: O audiovisual como ferramenta da Comunicação

Mesa: Tiago Tambelli (diretor do documentário “20 Centavos”)

Sábado:

– 9h00/11h30: Lei de acesso à informação e cruzamento de dados a serviço dos trabalhadores

Palestra: André Rosa de Oliveira (especialista em novas mídias e tecnologi

– 11h30/13h30: A assessoria de imprensa: o que interessa às mídias?

Bruna Barlach (Vírus Planetário), Simone Freire (Brasil de Fato), Vinicius Caetano (UOL)

– 13h30/14h30: Almoço

– 14h30/18h00: Apresentação e trocas de experiências (esta mesa pretende apresentar os trabalhos desenvolvidos na área de comunicação pelas diversas entidades presentes)

Mesa: Andes-SN, CSP-Conlutas, Sind Metal SJC, Sindserm Teresina (PI)

– Confraternização

Domingo:

– 9h30/11h30: A comunicação é estratégica? Relação entre entidade e profissionais de comunicação

Mesa: Joaninha Oliveira (CSP-Conlutas) e Marinalva Oliveira (Andes-SN)

– 11h30/12h00: 2º Congresso Nacional da CSP-Conlutas

– 12h00/13h00: Encaminhamentos

– 13h00: Encerramento

Edição de ANDES-SN.