Docentes de diversas Instituições Estaduais e Municipais de Ensino Superior se reúnem em Brasília, entre os dias 26 e 28 de setembro, para o XII Encontro Nacional do Setor das Iees/Imes do ANDES-SN. O encontro, que traz como temática central o debate sobre “Financiamento e autonomia”, foi deliberado durante o 33º Congresso do ANDES-SN e consta na atualização do Plano de Lutas do Setor das Iees/Imes, aprovado no 59º Conad – realizado no final de agosto, em Aracaju (SE).

O evento acontece numa conjuntura de grande mobilização em universidades estaduais de diversas regiões, como as greves das Estaduais Paulistas, Mineiras e Cearenses, a mobilização com greve de advertência na Bahia, o estado de greve e paralisação no Rio Grande do Norte, entre outras.

Para Alexandre Galvão, 3º Secretário do ANDES-SN e membro da coordenação do Setor das Iees/Imes, o encontro é o momento de politizar a categoria e criar condições para avançar e fortalecer as lutas nacionais, com base nas discussões que o setor vem acumulando.
Segundo Galvão, a conjuntura de forte ataque dos governos estaduais e municipais ao financiamento das universidades, com diminuição de repasses e consequente precarização do trabalho, além dos ataques à autonomia universitária, colocam esses temas na ordem do dia dos docentes das Iees e Imes.

Na programação do encontro, constam um seminário sobre financiamento e dívida pública, uma mesa que aprofundará a discussão sobre federalização de universidades estaduais e municipais, um painel sobre subvinculação financeira de orçamento para o ensino superior, grupos mistos e a plenária final. De acordo com o diretor do ANDES-SN, a expectativa é de reunir cerca de setenta docentes no encontro.