A reunião foi realizada na segunda-feira (16), por deliberação da Assembleia Geral Ordinária realizada na quinta (12), quando foi discutida a questão dos professores contratados a as decisões da presidência da Fundação quanto a data de início dos novos contratos.

Durante a assembleia, a diretoria informou aos presentes que era deliberação da Fundação encerrar os contratos dos professores no dia 20 de dezembro e só contratar no dia 20 de janeiro, preparando para a Semana de Planejamento, marcada para acontecer no período de 22 a 28 de janeiro, com as aulas iniciando no dia 29 do mesmo mês.

3A diretoria informou também que a presidência deliberou que o pagamento das férias proporcionais, décimo terceiro salário e saldo de salário só serão pagos no dia 30 de dezembro.

Os filiados da seção sindical, após várias intervenções e algumas proposituras, votaram e aprovaram que fosse feito um ofício endereçado ao presidente da Fundação, para que fosse discutida a possibilidade da instituição voltar atrás na decisão de só contratar a partir do dia 20 de janeiro.

Protocolado o ofício o presidente confirmou a presença e após ouvir as questões levantadas na Assembleia Geral Ordinária, iniciou falando da situação da fundação no decorrer do ano, e considerou a reivindicação da Apug de que o contrato fosse cumprido até o final do ano. Mas quanto a possibilidade de começar os novos contratos com data inicial de 1º de janeiro, afirmou ser impossível atender, considerando que só irá contratar após a posse dos professores que passaram no concurso ainda em fase de homologação. Mas considerou a possibilidade sugerida pela Apug de que os novos contratos iniciem no dia 15 de janeiro. A possibilidade ficou para ser discutida após o dia 06 de janeiro, em data a ser marcada para analisar a proposta.

Depois das explicações e da retirada do presidente da Fundação, a reunião continuou e algumas propostas de movimentação e ação foram levantadas e serão levadas a efeito na segunda quinzena de janeiro.