aA matería foi publica no site oficial da Instituição nesta quarta-feira, dia 04 de outubro de 2023 . Na integra você confere o que diz a materia.

Foi aprovada pelo Conselho Acadêmico Superior da Universidade de Gurupi – UnirG, a resolução nº 049/2023 que institui políticas de prevenção e combate do assédio moral, assédio sexual e quaisquer formas de discriminação no âmbito da Universidade de Gurupi – UnirG.

Uma comissão já foi constituída e é composta por representantes do Gabinete da Reitoria, Departamento de Recursos Humanos, Associação dos Servidores Administrativos da Fundação UnirG (AsaUnirg), Associação dos Professores Universitários de Gurupi (Apug), Diretório Central dos Estudantes (DCE), Assessoria de Comunicação e um representante do campus Paraíso do Tocantins.

Esta comissão fará o acompanhamento das denúncias e processos administrativos relacionados a questões de assédio. Também estão previstas campanhas educativas e ações preventivas.

“Essa política visa trazer regulamentos e executar ações que visam combater casos de assédio, oferecendo mais segurança para todas as pessoas que fazem parte da nossa Instituição”, disse a Reitora da UnirG, Drª Sara Falcão.

Para o presidente da Associação dos Servidores Administrativos da Fundação UnirG (AsaunirG), Walter Coelho, “esta resolução reflete o compromisso contínuo e a luta em criar um ambiente acadêmico seguro, respeitoso e inclusivo para todos os seus membros. O assédio e a discriminação são questões sérias que não devem ser toleradas em nenhum lugar, e a aprovação desta comissão é um passo firme na direção certa”.

De acordo com o presidente da Associação dos Professores Universitários de Gurupi (Apug), Dr. Antônio Neto, esse será um recurso vital para todos os docentes, estudantes e funcionários da Universidade UnirG.

“Acredito que esta política trará mudanças significativas na cultura institucional, promovendo o respeito mútuo, a igualdade de gênero e a tolerância zero para comportamentos inaceitáveis. Além disso, ela fornece um mecanismo claro e eficaz para relatar incidentes e buscar justiça. Isso não apenas protege os direitos individuais dos professores, mas também fortalece a integridade da instituição e sua reputação como um local que valoriza a diversidade e a equidade”.

A resolução aprovada pelo Consup também institui a Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação, que será realizada na primeira semana de maio de cada ano.

Membros da Comissão

Representante do Gabinete da Reitoria: Maria Leci de Bessa Matos

Representante do Departamento de Recursos Humanos: Taila Medeiros Terra

Representante da Assessoria de Comunicação: Meiry Bezerra

Representante da Associação dos Servidores Administrativos da Fundação UnirG (AsaUnirg): Luciana Ribeiro Alves Costa Guimarães

Representante da Associação dos Professores Universitários de Gurupi (Apug): Antônio Jeronimo Neto

Representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE): João Pedro Reis de Paula Melo

Representante do campus Paraíso: Hugo Marques Correia

Por  Universidade de Gurupi-UnirG                                  Fonte: http://unirg.edu.br/