Atendendo ao convite feito pelo Presidente da Fundação, Prof. Sávio Barbalho, gestores e representantes docentes e da Fundação UnirG se reuniram ontem, dia 23 de maio, para preparar a visita ao Ministério Público com a finalidade de tratar sobre o Concurso Público para Docente do Centro Universitário UnirG.

Estiveram presentes, nesta reunião, além do Presidente da Fundação UnirG, os professores Antônio Roveroni e Paulo Henrique (representantes do Conselho Superior Acadêmico), o Reitor Alexandre Ribeiro Dias, o Vice-Reitor Victor de Oliveira, o Pró-Reitor Jean Carlo Ribeiro, o Assessor Jurídico Valdivino Passos, a Executora Financeira da Fundação UnirG Danielle. Da parte da APUG-SSind, seu presidente José Carlos de Freitas, acompanhado do advogado Rogério Rodrigues Machado.

A reunião foi produtiva em vários aspectos. Ressaltamos o primeiro deles que foi a composição da Comissão do Concurso Público Docente da UnirG, assim disposta: 03 membros do CONSUP (Antônio José Roveroni, Jean Carlo Ribeiro, Paulo Henrique Costa Mattos), 01 membro da Reitoria (a definir), 01 membro da APUG-SSind (Joel Moisés Silva Pinho), 02 membros da Fundação UnirG (a definir, sendo que um deles será o Assessor Jurídico Valdivino Passos Santos). Essa Comissão será acompanhada de 01 fiscal designado respectivamente pela Ordem dos advogados do Brasil – OAB – Gurupi, pela APUG-SSind e pelo Ministério Público.

O segundo aspecto positivo da reunião foi o debate sobre a necessidade de se verificar o real número de vagas, depois do trabalho de reenquadramento dos professores efetivos quanto à atribuição de aulas. Segundo o Pró-Reitor de Graduação Jean Carlo Ribeiro, este trabalho está em andamento, com apoio do CONSUP, e vai resultar em melhor visibilidade das vagas a serem colocadas a concurso.

Outro aspecto importante foi a defesa de que se elaborasse um novo edital, mais preciso, e que as etapas sucessivas deste concurso buscasse respeitar o contrato dos professores até o término de 2013. Assim, ficou aventada a ideia de que o Concurso se desenvolveria no decorrer do segundo semestre de 2013, com posse para exercício a partir do primeiro semestre de 2014. Esta medida, defendida pela APUG-SSind não penalizaria o professor contratado que, por acaso, não venha a fazer ou não logre aprovação no Concurso.

Um último aspecto importante foi a discussão sobre definição de metodologia e a abrangência do Concurso. A APUG-SSind defende a abrangência total, ou seja, para todos os cursos onde há necessidade de contrato. De mesma forma, ficou claro também que todos os efetivos, mesmo os que se encontram em gozo de quaisquer licenças, deverão ser convocados para o reenquadramento, no sentido de assegurar suas disciplinas. Só irão a concurso aquelas que, hoje, estão sob responsabilidade de contratados e não há efetivos donos delas.

Ficou acertado, portanto, que até segunda-feira, 27 de maio, seria publicada a Portaria nomeando a Comissão. Os trabalhos serão imediatamente instaurados. Calcula-se que até o fim deste semestre ainda já esteja publicado o novo Edital.

A Diretoria da APUG-SSind, que sempre lutou para a efetivação deste Concurso, agradece a todos os envolvidos pelos esforços empenhados e pelos que ainda serão necessários para tudo isso. E deseja que todos os companheiros professores contratados – cujo trabalho sempre foi de extrema utilidade para a UnirG – façam e tenham sucesso neste processo. O Concurso é um direito de todos. Só ele garante carreira.