Depois da aprovação da indicação do presidente da Câmara, vereador professor Cabo Carlos, solicitando ao prefeito o restabelecimento do poder deliberativo do Conselho Curador do Centro Universitário Unirg, a proposta de alteração da lei nº 1970, de 2011, será apresentada na sessão ordinária desta terça-feira (19).

A proposta foi subscrita pelos vereadores Jonas Barros, Dr. Macêdo e Gleydson Nato, todos de oposição, mas como a indicação foi feita por um vereador da base, com aprovação unânime de todos os legisladores, Jonas Barros acredita que não haverá problema algum, considerando que é um assunto de grande interesse de toda a comunidade acadêmica. “Temos a convicção e o compromisso de todos os vereadores, portanto, só estamos devolvendo o que a própria câmara tirou na aprovação da lei em 2011″, ressaltou o vereador.

Os parágrafos a que o vereador se refere são os que restabelecem a competência exclusiva ao Conselho Curador de alterar o estatuto (parágrafo 5º), e a competência exclusivamente ao Conselho Curador de deliberar e elaborar projetos de lei que regem a Fundação Unirg, enviando ao Poder Executivo Municipal, que terá prazo de 15 dias para encaminha-lo ao Poder Legislativo (parágrafo 6º).

O vereador explicou que os itens propostos são os mesmos que existiam na lei anterior, portanto, o clamor universitário e a vontade de todos os vereadores são indicativos que podem ser restabelecidos e posteriormente sancionado pelo prefeito Laurez Moreira.

Na justificativa para as mudanças propostas, os vereadores elencaram a falta de diálogo com os seguimentos representativos da Unirg e forma centralizadora que impede a democracia plena da instituição superior de ensino gurupiense.

Na sessão que foi lida e aprovada a indicação, os presidentes da Apug-Ssind, professor Gilberto Correia, do Conselho Curador, professor Gomercindo Silveira e da AsaUnirg, Oximano Jorge, estiveram presentes no plenário, acompanhando os debates e as opiniões dos vereadores.

Fonte: Ascom Apug-Ssind