O Projeto de Extensão FILOSOFIA, LITERATURA e CINEMA, será retomado no segundo semestre deste ano, de forma remota, a partir do dia 12 de setembro, quando acontecerá o primeiro encontro do projeto promovido pela seção sindical Apug-Ssind, em parceria com os cursos de Direito, Letras, Pedagogia e Psicologia, da Univerdade de Gurupi – Unirg.

O projeto existe há 10 anos, sempre sob a coordenação do professor José Carlos de Freitas, que explica a falta de atividade no primeiro semestre de 2020, devido a pandemia. “Foi interrompido, mas agora vamos prosseguir com os encontros todos online ou remoto, via Google Meet, cujo ink será enviado meia hora antes de cada encontro que começará sempre às 19 horas.”, disse o coordenador, ressaltando que neste semestre, os encontros serão nas noites de sextas e sábados, com exceção do dia 30 de outubro, que será em uma sexta-feira e acorrerá dentro da 6ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi, que acontecerá em Gurupi no período de 28 a 30 de outubro, também de forma remota.

O Curso de Extensão FILOSOFIA, LITERATURA e CINEMA, nos próximos dois anos (ou quatro semestres letivos) vai abordar temáticas da Região Norte do Brasil e, por isto, subintitula-se NORTIDADES BRASILEIRAS. Em cada semestre, o participante receberá um Certificado de 30 horas que poderão ser contabilizadas como Atividades Extracurriculares, além, é claro, de cumprir sua finalidade principal: a de possibilitar reflexões através da Arte.

O Curso é destinado a qualquer pessoa da comunidade acadêmica e da cidade de Gurupi e cidades vizinhas. Assim quem estiver interessado, pode convidar companheiro ou companheira, filhos, amigos, pais para participar e debater a Filosofia na Literatura e no Cinema, por meio das exibições dos filmes temáticos.

Cada Etapa é composta de SEIS ENCONTROS, seguindo a metodologia: 1) Apresentação das credenciais do filme; 2) Assistência ao filme; 3) Mesa de falas composta de três ou mais professores da UnirG e de outras IES e convidados especiais; 4) Debate livre. Estão sendo ofertas 25 vagas, conforme o limite de participação no MEET.

Já passaram pelo Curso de Extensão em Filosofia, Literatura e Cinema, mais de 1200 pessoas das mais diversas matizes, entre acadêmicos, professores, alunos da Rede Pública do Estado e do Município, além de convidados que reforçaram e abrilhantaram os debates pós exibição.

Neste primeiro encontro será exibido o filme O nome da Morte, de 2018, tendo como tema, a grilagem de terra, pistolagem e apropriação territorial. A mesa dos debates será composta pelos professores Paulo Henrique Costa Mattos, Gilberto Correia da Silva, além de convidados e atores tocantinenses que fizeram parte do elenco do filme. As inscrições serão realizadas pelo Google Classroom:

https://mail.google.com/mail/u/0/#inbox/FMfcgxwJXfqzZwQzpltbpZtRWwqrFLzr

Veja Programação completa de todos os encontros:

Download (PDF, 71KB)