Fruto de intensa negociação nos últimos meses de 2017, os professores da Fundação e Centro Universitário Unirg vão começar a receber os retroativos das progressões (vertical e horizontal), a partir deste mês de janeiro, conforme acordo firmado judicialmente no dia 1º de dezembro de 2017, ainda na gestão anterior, referente aos professores com direito à progressões que tinham feito requerimento no ano de 2016 e que ainda não tinham sido contemplados com o direito aquirido.

DSC_2121

Apug-Ssind e Fundação fechando acordo judicial em 1/12/17

“Nossa lei prevê que é preciso requerer o direito dentro do prazo legal, seja para progressão vertical (titulação) e/ou para horizontal e mais de 40 professores não estavam recebendo, conforme estabelece a lei, sendo necessária uma ação judicial, finalizando com o acordo, realizado em dezembro, com a presença do nosso assessor jurídico e da fundação Unirg”, declarou o ex-presidente da Apug e membro da comissão de negociação, prof. Gilberto Correia.

Com relação à progressão horizontal, a lei estabelece que a cada quatro ano de efetivo serviço, o docente pode requerer progressão, mas que se nao for feito pelo professor, a instituição terá que fazer ao completar seis anos, ” Mas esse procedimento nunca foi feito pela Fundação nem pelo Centro Universitário Unirg, sendo necessária a intervenção da seção sindical nesses casos”, finalizou Correia.

O acordo foi fruto de várias reuniões realizadas com o presidente da Fundação Unirg, Tiago Benfica, que se comprometeu a cumprir as tratativas iniciadas ainda em agosto do ano passado, o que não impediu a ação judicial, no sentido de acelerar e garantir o direito dos professores já para o início de 2018.

Pelo acordo (EM ANEXO), os valores que ultrapassam mais de R$ 800 mil serão pagos em até 12 parcelas, com valor mínimo de cada parcela de R$ 1 mil, finalizando em dezembro. Pelo acordo, o Setor de Recursos Humanos tem que apresentar a relação de todos os professores que estão com os processos finalizados e já analisados pelos setores competentes.

Download (PDF, 450KB)

Fonte: Ascom Apug