O quinto encontro do semestre do Curso de Extensão em Filosofia, Literatura e Cinema, promovido pela Apug, em parceria com os cursos de Direito, Pedagogia, Letras, Educação Física e Psicologia, da Universidade Unirg de Gurupi, acontece hoje (20/11), com a exibição do filme EMPATE, de Sérgio de Carvalho, produzido em 2019, mas que ainda não foi lançado comercialmente.

Dentro da proposta de apresentar as Nortidades Brasileiras até o final de 2022, retratando a Região Norte do Brasil, desta vez será mostrado o Estado do Acre, onde o documentário EMPATE dá voz aos protagonistas do movimento seringueiro das décadas de 70 e 80, no Estado do Acre, refletindo como este momento histórico ecoa ainda hoje na Amazônia e no resto do mundo.

Sérgio de Carvalho, diretor do Filme EMPATE

Sérgio de Carvalho, diretor do Filme EMPATE

De acordo com a divulgação da produtora Saci Filmes, responsável pelo documentário, EMPATE é uma forma de luta encontrada para impedir o desmatamento, conforme relatou Chico Mendes ao Jornal do Brasil, 13 dias antes do seu assassinato.  “A gente se coloca diante dos peões e jagunços, com nossa famílias, mulheres, crianças e velhos, e pedimos para eles não desmatarem e se retirarem do local. Eles, como trabalhadores, a gente explica, estão também com o futuro ameaçado. E esse discurso, emocionado sempre gera resultados. Até porque quem desmata é o peão simples, indefeso e inconsciente.”

A mesa dos trabalhos desta noite será coordenada pelo professor de Filosofia da Unirg, Rafael de Oliveira e terá como convidados para os debates, o próprio diretor do EMPATE, cineasta Sérgio de Carvalho, formado em Cinema pela Universidade Estácio de Sá. Diretor, produtor e escritor, e ex-secretário municipal de cultura da cidade de Rio Branco-AC e Karla Martins, atriz, contadora de histórias e produtora cultural, atualmente gestora da Casa Ninja Amazônia e do Conselho Deliberativo do Comitê Chico Mendes.

O projeto existe há 12 anos, sendo o projeto de extensão com mais tempo de duração na parceria Apug/Unirg. O encontro foi transmitido pela Rádio Apug, que pode ser acessada no site www.apugssind.com.br e no aplicativo Apug no GooglePlay, além do facebook ApugSsind.

Atriz e Casa Ninja Amazônia e do Conselho Deliberativo do Comitê Chico Mendes.

Atriz e gestora da Casa Ninja Amazônia e do Conselho Deliberativo do Comitê Chico Mendes.

O Curso de Extensão FILOSOFIA, LITERATURA e CINEMA, está abordando até dezembro de 2022, temáticas da Região Norte do Brasil e, por isto, subintitula-se NORTIDADES BRASILEIRAS. Em cada semestre, o participante receberá um Certificado de 30 horas que poderão ser contabilizadas por acadêmicos e alunos do Ensino Médio como Atividades Extracurriculares, além, é claro, de cumprir sua finalidade principal: a de possibilitar reflexões através da Arte.

O Curso é destinado a qualquer pessoa da comunidade acadêmica e estudantil da cidade de Gurupi e cidades vizinhas e de outros estados. Quem estiver interessado, pode convidar companheiro ou companheira, filhos, amigos, pais para participar e debater a Filosofia na Literatura e no Cinema, por meio das exibições dos filmes temáticos.15245cee-b2ad-459e-a4e0-fb1c9c23ce9a

Cada Etapa é composta de SEIS ENCONTROS, seguindo a metodologia: 1) Apresentação das credenciais do filme; 2) Assistência ao filme; 3) Mesa de falas composta de três ou mais professores da UnirG e de outras IES e convidados especiais; 4) Debate livre. Como está sendo realizado remotamente, devido a pandemia, o número de vagas ofertadas são ilimitadas, conforme o limite de participação no MEET.

Já passaram pelo Curso de Extensão em Filosofia, Literatura e Cinema, mais de 1200 pessoas, entre acadêmicos, professores, alunos da Rede Pública do Estado e do Município, além de convidados que reforçaram e abrilhantaram os debates pós exibição.

O próximo encontro acontecerá no dia 04 de dezembro, o último do semestre e do ano, terá a coordenação do professor de Sociologia e História da Unirg, Paulo Henrique Costa Mattos.

065f8965-65f9-42a2-a28d-035c1be4ea64

Fonte: Ascom/Apug-Ssind