O primeiro encontro da nova diretoria da Regional Planalto do ANDES será em Gurupi nos dias 8 e 9 de novembro. O local foi definido na reunião da regional realizada em Goiânia, no início de setembro e terá como tema: Educação e Valorização do Trabalho Docente.
A abertura dos trabalhos será às 8 horas do dia 8, seguida da palestra “O Plano Nacional da Educação e a Valorização do Trabalho Docente”, com palestrante ainda a ser definido pela regional Planalto, seguida de debate sobre o tema. Na parte da tarde do dia 08, os participantes serão divididos em três grupos de trabalho que vão discutir Organização Sindical; Precarização do Trabalho Docente e Política Educacional e Financiamento, com plenária às 17 horas para deliberação das discussões dos grupos de trabalhos, seguida confraternização na sede da Apug-Ssind.
No dia 9, pela manhã, está prevista a reunião da diretoria Planalto com os professores participantes.
O professor Paulo Henrique Costa Mattos, vice-presidente da Apug-Ssind e segundo tesoureiro da Regional Planalto afirmou que a proposta do encontro regional visa levar mais informação aos diretores e professores da Unirg, da UFT, IFTO e demais convidados, visando reforçar a luta da categoria. “Precisamos estar cada vez atentos, porque estamos perdendo direitos outrora conquistados e uma política perversa nos engole em todos os níveis e só seremos fortes se estivermos conscientes e vigilantes para combater as formas de opressão que o sistema nos impõe diariamente”.
A mesma opinião tem o professor e presidente da Apug-Ssind, Gilberto Correia da Silva, que adverte sobre a real situação em que se encontra os professores universitários de Gurupi e do Estado do Tocantins. “Por sermos do setor das municipais e poucas no Brasil se enquadram nesse setor, sofrendo enormes pressões da política educacional local, estadual e federal. Sofremos ainda o autoritarismo em alguns casos legais de direitos constitucionais, que precisamos recorrer à justiça, além da precarização dos docentes, tornando nossa luta mais árdua ainda na consolidação dos direitos trabalhistas”, finalizou Correia
Fonte: Ascom/Apug-Ssind

DSCN9767

DSCN9765

DSCN9760