Parte da  diretoria da seção sindical da Apug-Ssind foi  recebida em audiência na manhã desta quarta-feira no gabinete do prefeito Laurez Moreira. Participaram os professores Gilberto Correia da Silva, Ed Wilson, Ricardo Almeida, Paulo Henrique e o assessor jurídico da Apug-Ssind, Rogério Machado. A reunião foi solicitada pela nova diretoria da entidade sindical  representante dos professores universitários de Gurupi desde o dia 12de novembro,após a posse da nova diretoria,eleita para o biênio 2013/2015.

O presidente da Apug-Ssind, professor Gilberto Correia da Silva informou que o motivo da reunião, foi  estreitar laços de convivência social e iniciar o canal de negociação,visando algumas ações sindicais que interessam aos professores da Unirg, que precisam ser colocadas e discutidas. “Todos nós entendemos a situação do município e da Unirg e nós professores estamos  há muito tempo contribuindo e fazendo a nossa parte. Estamos pagando um preço alto e toda mudança de gestão, seja na Fundação, seja na prefeitura, querem nos cobrar mais ainda essa conta”, explicou Correia, ressaltando que muitos professores estão em cargo de gestão, em diversas comissões e conselhos da Fundação e Centro Universitário Unirg, além de Ipasgu e outros conselhos municipais, colaborando e contribuindo para o desenvolvimento da cidade.

A diretoria cobrou do prefeito a questão das perdas salariais que estão defasadas e não são repostas desde 2010, trazendo enormes prejuízos à categoria. “Sem contar as progressões e outras vantagens legais que estão sendo negligenciadas em nome de uma ”governabilidade” ineficiente e sem critérios, tentando colocar os professores como culpados da situação, quando na verdade, acreditamos que somos parte da solução”, disse o presidente da Apug, finalizando que os professores não podem sentir-se “culpados” por terem direitos constitucionais que não estão sendo observados pela instituição, mas que os gestores tentam jogar na sociedade como sendo culpa de um único setor, um dos mais produtivos, segundo a diretoria da Apug-Ssind, que são os professores universitários.

O prefeito ouviu as explicações e os anseios do sindicato, aproveitando para fazer algumas explicações sobre a situação do município  e deixou como expectativa a possibilidade de pagar parte da reposição somente em  maio, mês da data base dos servidores municipais. Questionado pela diretoria que a data base da Unirg é em outro mês, sugeriu que fosse unificado para facilitar a tramitação e a negociação salarial. O assessor jurídico indagou sobre o envio para apreciação dos vereadores da proposta de reposição na Lei de Diretrizes Orçamentária e o prefeito garantiu que fora enviado com a previsão, mesmo sem adiantar em qual índice foi feita a previsão orçamentária deste possível pagamento.

A diretoria ficou de procurar os vereadores e confirmar a informação do prefeito e se reunir para discutir a situação e outras pendentes e levar à apreciação dos sindicalizados e quais providências tomar para garantir os direitos dos professores no decorrer de 2014.

Nesta quinta-feira a diretoria tem reunião agendada para as 08 horas da manhã com o professor Sávio Barbalho, presidente da Fundação Unirg, onde esses e outros assuntos serão discutidos. No período da tarde,  às 15h45min em primeira chamada e às 16 horas acontecerá a primeira Assembleia Geral Ordinária da categoria.DSCN3550[1] DSCN3553[1]