A seção sindical Apug-Ssind promoveu no auditório do sindicato, debate nesta segunda-feira (22/06), com um grupo de professores estaduais que estão em greve.  O tema desenvolvido foi “Importância da Representação Sindical e a Conjuntura”, proferida pelo professor e vice-presidente da seção sindical dos professores universitários de Gurupi. O presidente da Apug-Ssind, professor Gilberto Correia também participou do debate, reforçando a importância da representação e da mobilização, como forma de fortalecimento da atividade sindical.

O tema foi proposto pelos professores em greve para que os envolvidos tenham um fator motivador e ao mesmo tempo questionador das atividades que estão sendo desenvolvidas na regional Gurupi e em todo o estado durante o movimento paredista que cobra soluções e outras medidas que não estão sendo cumpridas pelo atual governo tocantinense.

O debate durou cerca de duas horas e foi bem ampla a participação do grupo de professores que pediu o debate como forma de conhecer melhor e inserir no contexto de greve em que se encontram os educadores da rede estadual de ensino.

Para o professor Paulo Henrique, “são ações dessa natureza que fortalecem o movimento sindical do estado, elevando o nível de conscientização coletiva das categorias, que precisam estar organizadas e com amplo conhecimento da conjuntura, seja municipal, estadual e nacional, na busca de alternativas para a garantia dos direitos que estão sendo tirados”.

Os professores estão em greve no Tocantins, para, entre outras reivindicações, receberem as progressões que há anos se arrasta e o cumprimento da data base, que o governo estadual insiste em querer parcelar em até quatro vezes, violando um direito constitucional e reduzindo  ainda mais o salário dos servidores da educação estadual.

20150622_155631 20150622_155830 20150622_155838