Caros professores e professoras, a reunião com o vice-presidente da Unimed, na última quarta-feira, não teve nada propositivo, mas serviu para reabrir o canal de negociação com a Unimed e trouxe algumas sugestões e encaminhamentos que serão apresentados e debatidos na Assembleia Extraordinária desta terça-feira (03/03), às 10h30min, no auditório da Apug-Ssind.
O fato é que a cobrança está sendo iniciada com a secretária da Apug informando o reajuste de 111.74% para os planos Sem Coparticipação e de 18.30% para os planos Com Coparticipação.  Na assembleia, precisamos definir um índice de aumento e propor para a Unimed, que terá dois dias para responder e fazer outra contraproposta, se for o caso, para que avaliemos e decidamos na outra assembleia que será realizada na sexta-feira (06/03).
Lembramos que desta vez a Unimed apresentou uma série de planilhas, alegando prejuízos na faixa de 3 milhões de reais, inclusive solicitando peritos judiciais para comprovar os supostos déficits. Embora já tenhamos recorrido da sentença do juiz local, não temos garantias de que haverá reforma da sentença, sendo imprescindível o comparecimento na assembleia para que possamos pactuar uma proposta negociável com a Unimed.
Paralelo à negociação e assembleia marcadas, já foi feito Agravo de Instrumento para tentar coibir o reajuste, que todos consideramos abusivo. Estamos aguardando a manifestação da desembargador/a do Tribunal de Justiça. Independente da decisão judicial, precisamos encaminhar propostas, bem como analisar as sugestões apresentadas: Migração para o Plano Com Coparticipação, Mudança para outro Plano de Saúde, ou até mesmo encerramento do plano.
Mas RESSALTAMOS que de concreto, se faz necessário que o pagamento seja efetuado por todos na conta da Apug, para garantir o direito de atendimento e não sejamos pegos de surpresa, com multas, juros e rompimento unilateral do contrato do plano de saúde.
Todas essas questões serão debatidas na Assembleia. Venha. Participe.

Diretoria da Apug-Ssind