Nesta sexta, dia 21, das 8 às 10 horas, foi ao ar o terceiro programa de debate a respeito da UnirG, promovido pela 104,9 FM. Estiveram presentes ali, além do mediador Gilberto Correia e do radialista Michelin, os professores José Carlos, Américo Ricardo, Paulo Henrique, o Presidente da Fundação UnirG Sávio Barbalho e o vereador Macedo.

Principiando pelos comentários da Passeata dos Estudantes do dia anterior, ressaltou-se o procedimento ordeiro do evento. Discutiu-se sobre os atos de vandalismo ocorridos nas manifestações das capitais brasileiras.

DSC08232

Mas o ponto central foi, como previsto, a UnirG. O presidente Sávio Barbalho esclareceu a situação de precariedade e a necessidade de manter o índice de reajuste das mensalidades em 15%. Américo Ricardo declarou que está na hora de parar de olhar a UnirG como problema e sim como solução para Gurupi. Paulo Henrique ressaltou aspectos da corrupção que ainda não resultou em responsabilizações e penalidades. José Carlos manifestou sobre as causas dos professores da UnirG, como os salários há três anos sem revisão, a necessidade da garantia do direito à qualificação docente e, ainda, sobre a captação de recursos da UnirG que deveria transcender à exclusividade das mensalidades dos alunos. José Carlos disse que o termo “captar” não é adequado quando se trata dos professores. Se, na UnirG, só os alunos pagam, isso quer dizer que só os professores e demais servidores são os que produzem a receita. Concordou que se deve procurar por novas formas de receita como, por exemplo, a pesquisa e ensino de pós-graduação. Mas, para isso, é preciso doutorar seu corpo docente. No presente momento, as Licenças para Capacitação foram barradas pela Portaria 081/2013.

DSC08228

No meio do programa, a participação foi acrescido da ilustre presença do vereador Macedo, autor da Proposta da CPI da UnirG. No ar, o vereador assumiu compromissos com algumas pautas do Sindicato: a AUTONOMIA da UnirG, a devolução do caráter deliberativo do Conselho Curador e a responsabilização pelas improbidades cometidas no âmbito da Fundação UnirG.

DSC08229

Na avaliação da APUG-SSind, a iniciativa da Emissora 104,9 é muito valiosa. Carecíamos de espaço para vozes que, de fato, entendem de UnirG e possam mostrar à população os problemas e as soluções reais.

José Carlos de Freitas

Presidente da APUG-SSind