Em assembleia geral extraordinária, realizada na manhã desta sexta-feira (12/03), os professores aprovaram o plano de intervenção para o enfrentamento da pandemia, como proposta de encaminhamento para as gestões da Fundação e Reitoria, além da chefe da Executiva Municipal, para balizar aas ações que estão sendo implementadas no combate à Covid 19, que está assolando a cidade de Gurupi, bem como todo o mundo.

A proposta prevê ações em nível nacional iniciando com o alinhamento de atividades com a politica do sindicato nacional no enfrentamento e combate às políticas e falácias do governo federal, bem como de seus apoiadores, demarcando e se contrapondo a quaisquer ações que não venha a impedir ou atrasar ou mesmo sabotar as atividades de combate a pandemia. Também alinhamento no combate às tentativas governamentais que venham impor para os trabalhadores uma conta salgada demais como achatamento ou congelamento de salário, ou precarização do trabalho. E o que o sindicato entende como condição inegociável, que é a vacina gratuita para todos.

O plano explicita também algumas propostas em nível local, solicitando que o município garanta infraestrutura para propiciar maior agilidade no processo de vacinação para todos, além da inclusão dos professores ativos/aposentados, tanto da Educação Básica como do Ensino Superior no grupo 1 de prioridades para vacinação, além de que os orgãos competentes tenham transparência transparência e passem a divulgar como está a evolução do processo de vacina e o planejamento, antecipadamente, das datas, horários e locais de vacinação dos grupos prioritários, inclusive apresentando os quantitativos já vacinados e os que ainda faltam ser vacinados.

Na comunidade acadêmica, o plano coloca com prioridades a vacinação para todos os alunos, professores e servidores, mas levando-se em conta a morosidade e a falta de política nacional para a aquisição maciça de doses suficientes, pela ineficiência governamental, que seja criado um nível de prioridade que atenda na ordem: Todos os professores ativos/aposentados e funcionários técnico-administrativos; grupo de risco e professores da prática em estágios e laboratórios; com maior idade, demais casos. Também existe a preocupação  com acadêmicos em situação de vulnerabilidade (problema com tecnologia) e  os acadêmicos que tenham acesso à tecnologia. O plano enfatiza também que para o retorno das denominadas aulas híbridas, somente seja analisado quando todos estiverem 100% vacinados

O plano aprovado também enfatiza que na questão do planejamento, a gestão deve ter um estudo dos impactos financeiros (que envolvam os gastos tanto institucional como dos professores), para apontar uma medida adequada para um protocolo de segurança (aulas presenciais e/ou das ferramentas tecnológicas (aulas hibridas) e que reforça mais uma vez que o retorno das aulas híbridas somente quando todos os atores envolvidos na academia sejam avaliados 100%.

Na Assembleia também foi debatida a questão da Carreira no tocante a recomposição, retroativo, progressões e outras indicações. Para responder a essas questões, foi convidado o presidente da Fundação, Thiago Miranda, que não se comprometeu em firmar prazo, mas que “logo logo” teremos uma surpresa positiva quanto às diferenças e demandas apresentadas há mais de 40 dias. “Estamos conversando com a prefeita para que possamos implementar, mas dentro do que a lei permite, sem ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal, as solicitações não só dos professores, mas de todos os servidores da Unirg. Para isso estamos otimistas com relação à ampliação da Universidade para Paraíso e brevemente para outras cidades do Tocantins, o que com certeza dará uma folga orçamentária e poderemos ir colocando em dias os direitos dos docentes”, afirmou Miranda, ressaltando que em breve poderá começar a atender os pleitos e a data base dos professores.

A assembleia foi encerrada por volta do meio dia e contou com a presença de 23 docentes, além do assessor jurídico da Apug, Dr. Rogério Machado, que informou como está a questão dos processos ajuizados pela Apug que envolvem a Unirg.

Download (PDF, 302KB)

 

Fonte: Ascom/Apug-Ssind