Em assembleia realizada na última terça-feira (06/06), os professores sindicalizados aprovaram a solicitação de parcelamento do retroativo da recomposição salarial, por parte da Fundação Unirg, via ofício 041/2017, a ser pago a partir de agosto do corrente ano, em quatro parcelas, iniciando em agosto e encerrando em novembro, relativo ao período de janeiro a abril de 2017. Segundo a presidência da Fundação Unirg, a lei aprovou o pagamento da recomposição a partir de maio com retroação a janeiro, conforme a data base da categoria, mas que por problemas de fluxo de caixa, se comprometia a pagar normalmente conforme a lei estabeleceu, mas pedindo o prazo para pagar a retroação, sendo aprovado por unanimidade.
“Entendemos que foi uma grande conquista a garantia direito constitucional, que só saiu depois de um grande esforço de negociação com a fundação e o prefeito de Gurupi, tendo ainda o apoio dos vereadores que aprovaram a lei. Portanto, a categoria docente deu mais este crédito aos gestores e em agosto receberemos o mês normal, acrescido do percentual de 6,29 referente a janeiro e assim sucessivamente até novembro, fechando os quatro meses retroativos, seguindo-se a partir dai o percentual normal já pago na folha de maio”, informou o professor e presidente da Apug-Ssind, Gilberto Correia.

Na mesma assembleia, foi aprovada a participação da Apug no 62} Conad – Congresso Administrativo do Andes, que acontecerá em Niterói, no Rio de Janeiro, no período de 13 a 16 de julho, sendo indicados os professores Gilberto Correia da Silva, Paulo Henrique Costa Mattos, Joel Pinho e Edna Pinho.
Devido ao período de urgência e considerando a lei 1755, que estabelece prazos para que seja criada novamente, foi colocado em pauta, a renovação da Comissão de Negociação para levantamento da pauta de negociação referente à data base de janeiro de 2018 e os nomes da comissão anterior foram apresentados e mantidos por unanimidade, visando formatar a pauta de reivindicações e apresentar até o final de agosto em assembleia para posterior envio à Fundação Unirg.

A assembleia geral extraordinária aprovou ainda a criação da Comissão Eleitoral da Apug-Ssind, visando as eleições para renovação da diretoria, que acontecerá em setembro, com posse no mês de dezembro, além da aprovação da participação da Apug nas manifestações de apoio à greve geral, marcada para o dia 30 de junho em todo o Brasil. Embora a Unirg esteja em férias no período, a assembleia aprovou a participação em atos conjuntos com outras entidades sindicais e atividades de mobilização para barrar as contrarreformas da previdência, trabalhista e pela revogação da Lei da Terceirização aprovada, além do Fora Temer.
aprovado pelo Congresso Nacional.

A assembleia aprovou ainda que seja aguardado até o dia 20 de junho, prazo para que a Fundação entregue cópias dos processos referentes às progressões horizontal e vertical dos professores que requereram em tempo hábil no ano passado e que deveriam receber a partir de janeiro deste ano. Como houve aceno por parte da Fundação Unirg de que está fazendo estudos do impacto financeiro para ver a melhor forma de pagar, a assembleia deliberou pela espera e posteriormente ajuizar ação de cobrança, caso a Fundação não se manifeste ou encerre as negociações após o prazo de 20 de junho. Foi aprovada ainda a reforma do auditório e da sede administrativa da Apug-Ssind. Todos os itens e alterações propostas na pauta da assembleia, foram aprovados por Unanimidade dos presentes.

Segue Ata da Assembleia Geral Extraordinária

Download (PDF, 200KB)

Fonte: Ascom/PUG