A seção sindical Apug-Ssind, promove neste final de semana, 28 e 29 de outubro, mais um Ciclo de Debates. O tema deste mês é: Direitos Trabalhistas – Ainda Temos?, enfocando as propostas de mudanças constitucionais e projetos de lei que estão sendo aprovados e outros ainda em tramitação, tanto na Câmara dos Deputados, como o Senado Federal, que estão afetando a todos os trabalhadores brasileiros, seja do setor público ou privado.

Imagem (992)

Com a recente aprovação da PEC 241 e algumas decisões do Supremo Tribunal Federal, os trabalhadores estão cada vez mais deixando de ter garantias legais e até mesmo constitucionais, aumentando a precarização da atividade laboral, para que o governo faça, conforme gosta de propagar, “os ajustes fiscais”, mas penalizando somente os trabalhadores e a classe produtiva do Brasil, sem se preocupar em conter os gastos da máquina pública, com dívidas e promovendo verdadeiro desmonte social.

O Ciclo de Debates, promovido regularmente pela seção sindical Apug-Ssind, tem por objetivo debater as questões que atingem o professor universitário e o servidor público, em todas as esferas e as consequencias de medidas que a cada dia enfraquecem o setor, propiciando socializar o conhecimento e até mesmo o contraditório sobre os assuntos.

Os temas são relevantes e após a discussão da Aposentadoria, Autonomia Universitária, entre outros, agora é a Escola Sem Mordaça, PEC 241, agora transformada em PEC 55 no Senado Federal, para que o sindicalizado e convidados possam entender as mudanças previstas nas legislações vigentes, e as propostas em curso, como mudança da Previdência e mais algumas que estão sendo propostas, sem debate, sem que a sociedade e os setores envolvidos possam sequer se manifestar.

O Ciclo de Debates é um projeto aprovado pela diretoria da Apug-Ssind de promover mensalmente discussões e debates sobre temas relevantes para a categoria docente, bem como para os servidores de todas as categorias de trabalhadores, convidando também os empregados do sistema privado, bem como dos acadêmicos, o que pode ajudar na formação crítica de cada um, no decorrer do seu curso universitário.

O Evento também faz parte do Movimento de Mobilização e Resistência contra o desmonte do Serviço Público, promovido pelo ANDES-SN, com o Forum Nacional dos Servidores Públicos Federais, com ação também nos Setores das entidades Estaduais e Municipais do Serviço Público.com atividades deflagradas em todo o Brasil, desenvolvidas pelas seções sindicais ligadas aos docentes estaduais e municipais do ensino superior.

O Ciclo de Debates é aberto a todos os trabalhadores, bastando se dirigir até o auditório da Apug-Ssind, conforme a programação anexa.