Com a presença de representantes das seções sindicais de todo o Brasil, aconteceu em Fortaleza, no auditório da Universidade Estadual do Ceará, o 63º Conselho Nacional do ANDES-CONAD, realizado pela Sinduece – Sindicato dos Docentes Universitários do Estado do Ceará. O tema deste ano foi: Por um projeto classista e democrático de Educação Pública: em defesa da gratuidade, autonomia e liberdade acadêmica e será marcado pela posse da nova diretoria do Sindicato Nacional, que vai comandar a entidade até 2020.
Foi o sexto evento do ANDES em Fortaleza, sendo o quarto Conad e também dois congressos, realizados pela ADUFC, nos anos de 1986 e 1999. Neste ano, os docentes se reuniram para atualização dos planos de lutas gerais e dos setores do ANDES-SN, aprovados durante o 37º Congresso, realizado em janeiro deste ano na cidade de Salvador.
A seção sindical Apug-Ssind foi representada pelos professores sindicalizados, Antonio Jeronimo Netto, Gilberto Correia da Silva e Joel Moisés Silva Pinho, indicados e eleitos em Assembleia Geral da APUG, realizada no dia 14 de junho do corrente ano. Netto, além de tesoureiro foi eleito delegado da APUG no Conad e na condição de observadores, Gilberto Correia e Joel Pinho.
Na oportunidade, o professor e ex-presidente da Apug-Ssind, Gilberto Correia, tomou posse, na sessão de instalação do Conad, ao cargo de 1º Secretário da Regional Planalto do Andes, com representação nas universidades públicas do Distrito Federal, Tocantins e Goiás. A eleição aconteceu em maio, com a vitória da chapa 1 Andes Autônomo e de Luta.
(Com informações do ANDES-SN)