O vice-presidente da Apug-Ssind e segundo tesoureiro da Regional Planalto do ANDES-SN, participou no último final de semana do Encontro da Diretoria da Regional realizado em Brasilia-DF.

Além de discutir questões ligadas ao trabalho docente, sua precarização e questões ligadas a saúde, o Encontro discutiu também a conjuntura nacional e dos estados da regional planalto e um cronograma de atividades da diretoria. Deliberou e aprovou ainda o Encontro Inter-regional (incluindo regionais Nordeste 3, Planalto, Leste e Sudoeste do Andes) a ser realizado em  Belo Horizonte nos dias 17 e 18 de julho e debateu e analisou a greve das Universidades Federais do país.

A mesa principal do Encontro foi intitulada: Trabalho e Saúde Docente – Da Precarização à Intervenção Sindical, tendo como palestrantes o Dr. Luis Allan Kungle, da UFPr e a Psicóloga Fernanda da Conceição Zanin, Psicóloga e assessora da APUFPR-SSind (Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná – Seção Sindical do ANDES-SN).

Nessa palestra foi discutida a precarização das condições e de relações de trabalho dos trabalhadores docentes do ensino superior brasileiro.  A conclusão é que a violência moral possibilita no contexto atual uma crescente degradação das condições de trabalho e gerado como uma de suas possíveis consequências situações de adoecimento e de sofrimento do trabalhador. Tendo por base tais situações, os palestrantes relataram a experiência da Psicologia do Trabalho inserida na APUFPR-SSind, com o objetivo de apresentar e analisar informações obtidas por meio de acolhimento de professores.

Para os palestrantes a realidade da precarização do trabalho docente em todo o país e a realidade das práticas de diversos tipos de violência, inclusive assédio moral, faz com que a assessoria psicológica se torne uma realidade de acolhimento frente ao adoecimento e se transforme dia a dia em uma necessidade, pois cada vez mais cresce os casos de desrespeito ao docente do ensino superior. Nesse sentido, cada vez mais os docentes universitários brasileiros, seja na rede pública federal, estaduais, municipais e na rede privada, estão enfrentando um aumento da precarização do trabalho, da insalubridade e da periculosidade, expondo os empregados a condições nocivas à saúde dos trabalhadores e a inúmeros problemas de ordem econômica, social e cultural nos ambientes de trabalho.

Na visão e proposta do ANDES, é preciso urgente que todas as seções sindicais enfrentem de forma prioritária a questão da saúde e da precarização do mundo do trabalho, pois esse é o caminho do sindicato religar-se com suas bases sociais perdidas, bem como reforçar o trabalho sindical já existente.

Para fortalecer o debate e aumentar o nível de consciência coletiva sobre o tema, a seção sindical Apug-Ssind vai realizar em parceria com a Regional Planalto do Andes, uma atividade voltada para os professores que atuam em Gurupi, com participação também para os professores da UFT, IFTO, extensiva aos professores e entidades sindicais ligadas à educação e outras categorias de servidores diversos da cidade de Gurupi.

Fonte: Ascom-Apug-Ssind