Na abertura da Semana Pedagógica 2015 do Centro Universitário UnirG, que foi aberta na noite desta segunda-feira, no auditório do campus I da Instituição, o presidente da seção sindical Apug-Ssind, Gilberto Correia da Silva, no tempo destinado à sua fala, deu boas vindas a todos os professores, ensejando que o ano de 2015 seja de muito trabalho, mas de muitas conquistas para todas as áreas do Centro Universitário Unirg.

Em seu breve pronunciamento, o presidente do Sindicato informou aos professores presentes, a reunião que a diretoria da Apug, juntamente com a AsaUnirg teve com o prefeito na semana passada, que rendeu o acordo de recomposição salarial de 7,88% – 6,41% relativos ao índice oficial da inflação de 2014, mais 1,47% relativo ao período de janeiro a março de 2014, que não foram repassados, considerando que lei fora aprovada em 27 de março, com direito de vencimento a partir de 1º de abril do ano passado, ferindo a data base dos professores e servidores da Unirg.

Também lembrou o professor Gilberto Correia, da presença do presidente da Fundação Unirg, Sávio Barbalho, neste período em Brasilia, juntamente com o prefeito, que foi fruto de uma observação da Apug-Ssind na reunião, quando o diretor de Comunicação do Sindicato, prof. Antonio Roveroni, lembrou ao prefeito a forma como é feita a avaliação do MEC, prejudicando a instituição, que por ser municipal é avaliada pelo Conselho Estadual da Educação e esta avaliação não é considerada para efeitos de avaliação nacional pelo MEC, via Enade e outras formas avaliativas. Imediatamente o prefeito entrou em contato por telefone com o presidente da Fundação Sávio, que agendaram a viagem e a visita aos departamentos do MEC para conhecer e iniciar propostas de mudança no critério.

O presidente lembrou ainda aos professores presentes da reunião que a diretoria teve também na semana passada com a Reitora Lady Sakay, enfatizando que na ocasião a Apug fora desafiada e aceitou o desafio de debater políticas públicas educacionais no âmbito do sindicato e em parceria com a Reitoria, alguns encontros serão agendados no decorrer do ano. O presidente ressaltou ainda que a Apug sempre debateu essas políticas, oferecendo sugestões e com participação efetiva de uma parcela de diretores e sindicalizados nas comissões e frentes abertas na instituição, seja no âmbito da academia ou fundação.

“A seção sindical Apug-Ssind está de braços, cabeça e mãos, irmanada no processo de desenvolvimento educacional da Unirg, sem contudo abrir mão do seu dever constitucional, legal e social de lutar pela consolidação dos direitos dos trabalhadores na educação superior de Gurupi, valorizando o professor da Unirg. Também está o sindicato antenado nas mudanças e discussões nacionais sobre a educação, plano nacional do setor e política municipal que está sendo desenvolvida pelo prefeito e pelo presidente da Fundação Unirg. mantenedora do Centro Universitário, razão maior de ser da Fundação. Os desafios estão colocados à nossa frente e temos que, enquanto sindicato, lutar para igualar, equilibrar as forças que regem nosso sistema educacional superior, em busca do ensino de qualidade, com acadêmicos respondendo a esse ensino, estimulado por professores qualificados, remunerados e envolvidos no processo pedagógico e administrativo, focando principalmente no muito que nos une e não no pouco que nos separa, tendo como missão maior e tornar, com todos os atores envolvidos no processo, uma Unirg forte, uma entidade educacional de qualidade e de desenvolvimento regional. Para isso a Apug está pronta, como sempre esteve para colaborar com a Academia.”, finalizou o professor Gilberto Correia.

Durante a solenidade aconteceu a palestra “Qualificação pedagógica como fator básico para a melhoria do ensino”, com o superintendente de tecnologia e inovação, da Secretaria da Educação do Tocantins (Seduc), o professor MSc. Mauricio Reis Sousa do Nascimento.

 A Semana contará com oficinas e palestras que serão ministradas nos campi I e II. A temática que será abordada este ano é dividida em três eixos estratégicos: Políticas Públicas de Saúde; Políticas de Desenvolvimento Regional e Políticas de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Fonte: Ascom-Apug-Ssind

DSCN0031 DSCN0052 DSCN0034 DSCN0037 DSCN0024