Representantes dos núcleos da seção sindical da APUG-SSIND e da SESDUFT, reuniram-se em Gurupi no sábado (22), para discutir a participação das duas seções sindicais do Tocantins, na Regional Planalto, para composição final da chapa única que vai concorrer à eleição do ANDES-SN, no mês de maio.

No final da reunião que durou quase três horas, foi redigido um manifesto com as posições conjuntas das seções sindicais que foram enviadas para o candidato a presidente, Paulo Rizzo, da Seção Sindical da UFSC, que terá como secretária-geral, Claudia March, da Aduff Seção Sindical, e tesoureiro, Amauri Fragoso, da Adufcg Seção Sindical.

Entre as deliberações, a reivindicação de que as seis seções sindicais integrantes da Regional Planalto na montagem da chapa, visando garantir a representatividade e permitir ação política eficaz na base do ANDES-SN.

O núcleo dos professores das duas seções sindicais debateram também que o processo de continuidade das ações e discussões entabuladas ao longo dos últimos dois anos, precisam ter continuidade, com a permanência de diretores que possuem experiência e que por força legal, possam continuar fazendo parte da regional.

As seções sindicais documentaram ainda que não são contra que as vice-presidências fiquem com os núcleos da UFG e ADUNB, desde que permaneça pelo menos um dos diretores da atual gestão na Vice-Presidência, para assegurar a manutenção e continuidade dos trabalhos a partir das experiências e participações, evitando-se a ruptura das praticas sindicais já em andamento, com a posse dos novos diretores, enquanto dirigentes sindicais.

A chapa única tem um prazo regimental para apresentar os 84 nomes que irão compor a nova diretoria do ANDES-SN e passar pelo crivo das eleições nacionais nos dias 13 e 14 de maio, com posse durante o CONAD que acontece em Sergipe no mês de agosto.

As seções sindicais do Tocantins propuseram ainda que o candidato a presidente venha até o Tocantins e participe de uma assembleia com os sindicalizados dos núcleos, em especial com a seção sindical da Apug-SSIND, que integra o setor das municipais e que já fez parte da Regional Planalto, mas está ausente da atual diretoria do sindicato nacional dos docentes do ensino superior.