O projeto Poemarias, promovido e realizado pela diretoria da Apug no espaço de convivência e auditório da seção sindical no sábado (3/3) foi concorrido e prestigiado por professores, professoras, estudantes e convidados, para homenagear as mulheres, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, que é comemorado todo dia 08 de março.

O evento contou com roda de poesias, com declamações de textos escritos por mulheres, exposições de temas sobre a luta das brasileiras ao longo dos anos, além de apresentações artísticas e culturais, com a musicista Mira Benvenuto, performance teatral da atriz e professora Demy Brito e apresentação de dança da professora e atriz Claudenira Ferreira , que ministrou ainda uma mini oficina de turbantes. Também aconteceu uma mini oficina de bolsas com a professora Maria Otília, uma das coordenadoras do evento.DSC_3747

Para a professora Maria Welitania, que também coordenou o projeto e a apresentação dos poemas, “foi uma excelente oportunidade de reunir diversas mulheres – mas também aberto aos homens – para socializar, debater e promover integração entre as mulheres de diversas profissões, no sentido de alertar e promover o empoderamento da realidade atual das mulheres, mas sem perder a ternura e suavizar o momento com música, poesia e dança.!

No fechamento da atividade, foi ministrada a palestra Mulher no Ensino Superior e a questão do Gênero, pela professora e presidente do ANDES-SN, Eblin Farage, que fez uma análise com debate da situação que tanto afeta as mulheres. “A seção sindical sindical está de parabéns, porque está dando um passo a frente na discussão da situação da mulher e que esta seja a primeira de muitas atividades deste tipo”, afirmou a presidente nacional do ANDES-SN.IMG_4184

Eblin avaliou com altamente positiva e declarou que a preocupação da Apug é uma preocupação nacional já desenvolvida pelo ANDES, mas a partir de uma demanda da base e a gente vê o retorno com a base com debate qualificado entre os professores. “A Apug está de parabéns pela iniciativa e pela atuação na luta dos direitos não só da mulher docente, mas de todos os docentes, a partir da infraestrutura que conseguiu montar  e do atendimento que oferece aos sindicalizados da base”, reforçou.

O presidente da Apug-Ssind, professor Paulo Henrique Costa Mattos, disse que o evento Poemarias será realizado anualmente, sendo incorporado no calendário da Apug. “É uma das primeiras atividades do projeto Apug Mulher, proposto pela diretoria, que tem hoje a maioria mulheres na executiva da Apug e que entende a necessidade de se debater a questão da mulher docente e a situação da mulher brasileira, a partir da realidade local e do país.”