No dia 15/05/2023, a APUG-SSIND comemorou seus 35 anos de existência. Foram anos de muitas lutas e defesa dos direitos trabalhistas e da carreira docente da Unirg, em sintonia com as lutas organizadas pelo ANDES – Sindicato Nacional dos Docentes do Ensino Superior.

Foram anos difíceis, de muitas batalhas e construção da Unirg como uma Universidade Pública, autônoma, de qualidade social, de pluralidade, de democracia, de conhecimento transformador, bem-estar humano e compromisso com o desenvolvimento municipal.

Nesse período, tivemos muitas dificuldades, com gestões administrativas e acadêmicas autoritárias, antidemocráticas e que não compreenderam o papel fundamental da Universidade, nem permitiram a consolidação de uma IES que não aceita a agenda tecno-neoliberal-empresarial.

Mesmo assim, a APUG-SSIND nunca se negou ao diálogo, ao entendimento e a busca da consolidação de uma Unirg que respeite seus docentes, seus funcionários técnico administrativos e seus discentes.

Mesmo depois de 35 anos consecutivos de lutas em defesa de um Plano de Carreira, Cargos e Salários decentes, de uma Carreira Universitária com dignidade e a valorização dos docentes que nela trabalham, ainda continuamos a dizer que SEM RESPEITO AOS DOCENTES NAO HAVERÁ A CONSOLIDAÇÃO DA UNIRG COMO UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA FUNDAMENTAL PARA GURUPI E O TOCANTINS.

Por isso, a APUG continuará firme na luta e na defesa de seus sindicalizados e da Unirg, como um instrumento de desenvolvimento de Gurupi. Que venham outros 35 anos.

 

                                       Diretoria da APUG-SSIND