Fruto de intensa negociação nos últimos meses, os docentes e servidores da Fundação e Universidade Unirg, vão receber os retroativos da Recomposição Salarial de 2018, que já fora implementada em setembro do ano passado, mas sem o devido pagamento retroativo de janeiro a agosto do mesmo ano.
O acordo foi firmado no último dia 10, em audiência de conciliação de conciliação online, com os representantes da Apug (presidente Gilberto Correia e assessor Jurídico Rogério Machado) e da Fundação (Diretoria Administrativa Márcia e procuradora jurídica Gilmara Araújo). Pelo acordo, em anexo, os valores que ultrapassam mais de R$ 800 mil reais serão pagos em até 10 vezes, com a primeira parcela sendo paga no dia 20 de novembro e as demais, juntamente com a folha de pagamento mensal.
Os professores e professoras contratados ou que se aposentaram, deverão enviar para o email: tesouraria@unirg.edu.br, uma conta bancária, para que seja efetuado o depósito individualmente no banco informado.
O presidente da Apug, Gilberto Correia informou que além deste acordo judicial, estão sendo negociados com a Fundação, a recomposição de 2019 que deveria estar sendo paga desde janeiro deste ano, além das progressões, além da previsão orçamentária, para que o próximo gestor, que tomará posse em janeiro do ano que vem, inicie os pagamentos devidos a todos os servidores e professores da Unirg.
“Estamos cobrando o envio do projeto do ano passado para a Câmara Municipal de Gurupi do projeto, que está atrasado em mais de ano, para que seja aprovado. Essas situações poderiam ser evitadas se houvesse boa vontade e disposição dos gestores da fundação e da prefeitura, para mudar a votação e colocar que sejam aplicados anualmente o percentual estipulado pelo IPCA/IBGE, que regula a recomposição, sem precisar do desgaste anual de aprovar um direito que é constitucional e não depende de aplicação da Lei de Responsabilidade Fiscal”, alertou o dirigente da Apug.
O Setor de Recursos Humanos da Fundação Unirg já enviou a relação com os valores para a Apug e para a AsaUnirg. Os professores interessados em saber qual o valor a ser recebido devem solicitar via email apugsisnd@hotmail.com ou entrando em contato com a Apug no telefone 3312-3220.
Leia a decisão do acordo judicial