Na data de (09/11) a Incubadora de Empresas da UnirG realizou em sua sede o primeiro Café com a Inovo, que tinha por objetivo estimular a política institucional para geração de ideias empreendedoras, mostrando também as atividades desenvolvidas pelo departamento à comunidade docente, reitoria e parte administrativa da instituição, além da presença de parceiros como representantes do governo municipal, Incubadora da UFT – Habit e APUG.
Segundo a coordenadora administrativa Alessandra Martins Correia, a ideia central para concretização do evento partiu do planejamento anual da incubadora, pois se observou a necessidade de uma divulgação interna, constituindo parcerias com as coordenações da academia, trabalhando o aprendizado dos acadêmicos e levando novidades aos incubados.
Alessandra, falou ainda sobre a importância da APUG no Café. “Muito obrigada, APUG. A participação foi importante para o Planejamento 2019 das ações de nossa incubadora. Precisamos, aumentar de forma qualitativa o número de empresas e empregos para melhoria da renda e qualidade de vida em nossa região”, ressaltou.
Para o professor do curso de Jornalismo, Gilberto Correia, a incubadora existe para atender pessoas empreendedoras, interna e externamente. “É uma das saídas viáveis de fortalecimento, apoio, acompanhamento e incentivo aos pequenos empresários que se dispõem ao desafio de empreender em um país tão complexo e tão desigual no campo empresarial. Feliz porque a partir da pesquisa e extensão, a Universidade UnirG está cumprindo com sua missão de desenvolvimento regional, atendendo a todos com editais e critérios justos que atendem professores, acadêmicos e comunidade em geral que tenham boas propostas de inovação para fortalecer a economia local e regional”, contou.
A conversa começou com vídeo da Inovo, produzido pelo curso de Jornalismo, em seguida uma breve fala do histórico de nascimento das incubadoras no mundo e no Brasil, as conquistas de 2018, como a visita a Recife (PE) nos ambientes de inovação, finalizando com um debate de ideias.
“O Café com a Inovo para a comunidade interna da UnirG constitui uma estratégia de marketing para apresentar a incubadora como oportunidades de criação de Empresas, realização de estágios, espaços de desenvolvimento de ideias, ensino, pesquisa e extensão”, declarou Adriana Terra, coordenadora do Programa Inova Gurupi.
José Moreira, sócio da Insert Soluções Web, empresa incubada, elogiou o empenho da Coordenação Administrativa e a Assessoria Técnica pela iniciativa, porém apontou como ponto negativo a falta de integrantes do comércio local no evento. “Esse é um tipo de evento que dá oportunidade a Inovo mostrar o trabalho que vem sendo desenvolvido e também as empresas que estão ali incubadas. Como ponto negativo posso destacar como crítica construtiva, a ausência de empresários, enfim, foi uma ideia e que tenhamos mais eventos do tipo”.
A Incubadora Inovo está investindo no fortalecimento da cultura empreendedora dentro da Academia e já idealiza outra edição do Café em 2019, consolidando assim as ideias que possibilitarão benefícios a comunidade no geral.
ASCOM/APUG.