Os professores Gilberto Correia, Paulo Henrique Costa Mattos, Joel Pinho e Edna Pinho são os representantes da Associação dos Professores Universitários de Gurupi – A ug no 62º Conad – Conselho do ANDES-SN, que será realizado na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro.

O Congresso Administrativo do Andes-SN acontecerá de 13 a 16 de e terá como tema central: Avançar na unidade e reorganização da classe trabalhadora: em defesa da educação pública e nenhum direito a menos! Em editorial no Caderno de Textos, enviado a todas as seções sindicais do Brasil, a diretoria alerta que “em uma conjuntura de intensas lutas da classe trabalhadora e da juventude, o 62º CONAD do Andes-SN realizar-se-á sob o impacto dos violentos ataques aos direitos sociais, desferidos pelo ilegítimo governo Temer e sua base aliada, por meio dos projetos das contrarreformas trabalhistas e da previdência, que levaram o nosso sindicato a se mobilizar de norte a sul do Brasil, participando, com outros setores da classe, da grande jornada de lutas do primeiro semestre, como a greve geral e o #OcupeBrasília.”.
20150503_105153
A diretoria reforça a necessidade da defesa da educação pública de qualidade, gratuita, laica e socialmente referenciada, “levada a cabo pelo Andes-SN neste semestre, resultou em embates contra governos municipais, estaduais e federal com greves, paralisações e atos que demandaram forte mobilização da categoria.”, afirma o texto de abertura.
Diante de tudo o que se apresenta no momento, a diretoria ressalta ainda que mais do que nunca,“é hora da necessidade de avançar na unidade e reorganização da classe se faz premente nesse momento, em que os setores alinhados ao grande capital, em virtude da crise estrutural do capitalismo e da crise política no seio da burguesia, procuram, de todas as formas, implementar seu projeto de ajuste fiscal, por meio de um ataque sem precedentes, que tenciona retirar todos os direitos conquistados a duras penas pela classe trabalhadora. É, nesse contexto de ataques e resistências, que o Andes-SN irá realizar seu próximo CONAD”.

Para os diretores, os debates suscitados, a partir dos textos de apoio e das resoluções da diretoria e da base presentes no Caderno de texto, “além de atualizar as deliberações do último congresso do Andes-SN, constituir-se-ão em uma importante ferramenta de luta da categoria, para enfrentar a difícil quadra histórica que se apresenta, reforçando o caráter democrático de nosso sindicato, marca maior de uma entidade que pode se orgulhar de sua trajetória de lutas, coerência e autonomia”, finaliza o texto.

O presidente da Apug-Ssind ressalta a importância da seção sindical no contexto nacional, engajada politicamente na discussão e nos embates travados para garantir os direitos que estão sendo violentados em todas as esferas, ressaltando a luta que foi para garantir o direito constitucional para a categoria tivesse direito à recomposição salarial, obtendo êxito, mas que outras demandas estão sendo negociadas ou até mesmo ajuizadas, para garantir a conquista dos professores do Centro Universitário Unirg.

Quanto a participação no evento, o presidente esclarece que embora os quatro indicados e aprovados em assembleia estejam aptos a participar, será necessária uma avaliação da condição financeira da entidade e que possivelmente dos quatro, apenas dois deverão estar presentes no evento em Niterói. Com Informações do Andes, via Caderno de Texto 62 Conad

Confira aqui o Caderno de Textos do 62º Conad do ANDES-SN.

Download (PDF, 1.94MB)

Fonte: Ascom/Apug