O ANDES-SN realizou, nos dias 5 e 6 de dezembro, o seu IV Encontro Nacional de Comunicação e Artes, em Brasília (DF). O encontro – que contou com a presença de diretores e jornalistas das seções sindicais – debateu o papel da comunicação e das artes nas lutas políticas do Sindicato Nacional, e deu indicativos de deliberações sobre o tema para o 35º Congresso do ANDES-SN, que acontecerá de 25 a 30 de janeiro de 2016, em Curitiba (PR).
A primeira mesa do encontro, no sábado (5), teve como tema “O Papel Transformador da Arte e Cultura na Sociedade”, e teve Cicília Peruzzo, docente da Universidade Metodista de São Paulo, e Carlos Azambuja, docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), como debatedores. Os docentes levantaram questionamentos importantes para o Sindicato Nacional, como a importância de utilizar a arte para a luta sindical sem, no entanto, instrumentalizá-la.
Em seguida, teve a lugar a o debate sobre “Experiências com Arte e Cultura em Seções Sindicais”, com a presença de Martha Werneck e Licius Bossolan, docentes da UFRJ, e Rondon de Castro, docente da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Foram apresentadas as experiências de atividades e intervenções culturais da Associação dos Docentes da UFRJ (Adufrj – Seção Sindical do ANDES-SN) e da Seção Sindical dos Docentes da UFSM (Sedufsm – Seção Sindical do ANDES-SN), como realização de shows em praça pública, oficinas de artes e confecção de peças gráficas para diálogo e conscientização da categoria e de segmentos da sociedade. Martha e Licius ainda apresentaram e debateram a concepção de seus trabalhos artísticos realizados durante a greve dos docentes federais na UFRJ em 2015.
Já na manhã de domingo (6), foi realizada a última mesa do encontro, “Avaliação das ações de comunicação do ANDES-SN”. Diretores e jornalistas de todas as seções sindicais e do ANDES-SN presentes apresentaram suas ações no campo da comunicação e das artes, realizando uma troca de experiências sobre o tema e deixando sugestões para discussão e apreciação no 35º Congresso do ANDES-SN.
Os participantes do encontro também debateram os desafios futuros para alavancar o uso das artes e da comunicação na luta sindical, como a importância de consolidar os GTCA nacional e das seções sindicais, e também de aprofundar os debates, especialmente sobre artes, nos próximos encontros. A coordenação do GTCA escreverá, a partir dos debates do IV Encontro Nacional de Comunicação e Artes, propostas de resolução a serem incluídas no Caderno Anexo de Textos do congresso do Sindicato Nacional.
Liliane Machado, 2ª vice-presidente da Regional Planalto e uma das coordenadoras do Grupo de Trabalho de Comunicação e Artes (GTCA) do ANDES-SN, considerou o encontro positivo. “Cumprimos nosso objetivo principal, que era debater como articular as artes e a comunicação no movimento sindical. Os debatedores foram muito importantes ao conseguir instigar esses debates, e muitas seções sindicais enviaram seus jornalistas, que também contribuíram com o encontro”, afirmou a docente.
Fonte: ANDES-SN