A Diretoria Regional Planalto ANDES-SN, realizou em Gurupi, nos dias 8 e 9 de novembro, o 5º Encontro Regional, no auditório Laudete Aires Pereira, na seção sindical Apug-Ssind. Na abertura, após o café da manhã, os presentes puderam acompanhar a apresentação do projeto Arte e Vida, mantido pela Apug-Ssind e parceiros, que tem a finalidade de resgate social promovendo a cidadania por meio da prática musical, teatro e dança a 50 crianças da escola municipal Elizeu de Carvalho, localizada em um bairro distante do centro de Gurupi, na zona rural, com grande impacto social nas crianças e adolescentes.

DSCN0303[1]

Na abertura oficial, o presidente da seção sindical Apug-Ssind, Gilberto Correia da Silva desejou boas vindas aos diretores regionais e aos presentes, passando a condução dos trabalhos ao 1º vice-presidente da Regional Planalto, Alexandre Aguiar dos Santos, que fez uma breve exposição dos objetivos do encontro e da Regional Planalto ao promover juntamente com a Apug, o primeiro encontro regional após a posse da nova diretoria nacional, eleita em maio e empossada em agosto durante o 59º CONAD em Aracaju-SE. “considero o encontro regional de Gurupi a grande oportunidade da Direção regional reconhecer a dinâmica da luta local e enraizar a proposta de organização sindical horizontal, historicamente concretizada pelo ANDES-SN no combate ao sindicato de estado”, afirmou o vice-presidente da Regional Planalto.

DSCN0320[1]

Tema Geral

O 1º secretário do Sindicato Nacional, Francisco Jacob Paiva da Silva contribuiu dirigindo a palestra sobre o Plano Nacional de Educação e a Valorização do Trabalho Docente, que teve intervenções de vários diretores, professores e convidados.

DSCN0352

O Encontro Regional prosseguiu no período da tarde do sábado, com discussão sobre os temas propostos, com análise de conjuntura sobre organização sindical, precarização do trabalho docente e política educacional e financiamento, encerrando os trabalhos por volta das 18 horas do sábado.

Na manhã do dia 9, o encontro continuou com a reunião da diretoria Regional Planalto e parte da diretoria da Apug, anfitriã do evento. Entre as deliberações da Regional Planalto, o agendamento do 6º Encontro Regional em 2015, em Brasília, nos dias 27 e 28 de março, na sede da ADUnb, representada pela diretora regional Liliane Maria Macedo, segunda vice-presidente da Regional Planalto do ANDES-SN. O tema aprovado foi “Organização Sindical para enfrentamento da crise do capital”.

DSCN0366[1]

Para o presidente da Apug-Ssind, Gilberto Correia da Silva, foi de extrema importância receber a diretoria regional pela aproximação com o ANDES-SN e também para que os diretores tenham um conhecimento prévio e vivência do setor a que pertence a Apug-Ssind. “Precisamos estar conscientes e fortalecidos enquanto agentes sindicais e ao mesmo tempo, lutar e buscar alternativas na ampliação de formas, em prol de uma educação de qualidade, dotando nossos sindicalizados de ferramentas e proposituras positivas de participação em busca desse fortalecimento sindical, tão fragmentado pelo sistema”, avaliou Correia.

Para o secretário geral da Regional Planalto, Fábio Duarte, da SESDUFT, foi muito proveitoso, enriquecido com a participação de todos. “O Encontro Regional Planalto ANDES-SN, realizado em Gurupi, sob os auspícios da APUG, foi assaz frutífero, pelo bom debate realizado tomando como referência o PNE e a valorização do docente, apresentando os desafios para as seções sindicais na defesa dos direitos dos docentes como forma de luta em prol da educação em geral, e a superior, em especial, como bem e não como mercadoria. Além disso, a troca de experiências entre as seções sindicais que compõem a regional reforça a luta coletiva de todos, independente do âmbito ou setor onde atuam. Importante assinalar a participação ativa dos diretores e dos filiados da APUG na efetivação deste importante evento político-acadêmico. Decerto que todos os participantes saíram enriquecidos deste Encontro, voltando às bases com ânimo para as lutas futuras”, afirmou.

DSCN0324

A mesma opinião teve a professora Maria Leci, ativista e integrante do conselho fiscal na atual gestão. “Foi muito bom e poderia ter sido mais ainda se todos os envolvidos pudessem participar. Era uma ótima oportunidade para professores e alunos, principalmente dos cursos de licenciatura terem participado e discutido um pouco mais a respeito do Plano Nacional de Educação”, ressaltou a pedagoga.

DSCN0377

No final do encontro foi aprovada uma moção de repúdio contra ação do Ministério Público de Goiás, pela tentativa de criminalizar três professores – Helga Maria Martins de Paula, diretora Regional Planalto do ANDES, presente no encontro em Gurupi; professor Wagner Gouvêa dos Santos, diretor da Regional Jataí da UFG e professora Marta Jane, do IFG-Goiânia, que participaram da atividade acadêmica “Roda de Conversa: Criminalização dos Movimentos sociais e Violência do Estado”, realizada em Jataí no mês de setembro, com a presença do então candidato a presidente da República, Mauro Iasi-PCB, que foi totalmente controlada e vigiada pelo Ministério Público que personalizou a atividade aos professores citados e não os grupos organizadores da atividade acadêmica, criminalizando os docentes, individualizando a condução do evento e imputando responsabilidade aos mesmos por ilícito eleitoral.

DSCN0372[1]