Nesta quarta-feira, dia 22 de maio de 2013, ocorrerá o 5º encontro do Curso FILOSOFIA, CORPOREIDADE e CINEMA, promovido conjuntamente pela APUG-SSind e o Curso de Educação Física. O curso elegeu a temática da corporeidade existente no cinema. Corporeidade é a parte da filosofia que faz refletir sobre a problemática do corpo em face de tudo o que se pensou sobre o homem. Normalmente, a filosofia e a cultura ocidental deram muito destaque à dimensão espiritual e racional do homem e reservou ao corpo um lugar específico nestas reflexões. O cinema oportuniza reflexões sobre o corpo.
Nos encontros anteriores, foram exibidos:
1 – Filme: Frankenstein de Mary Shelley (Mary Shelley’s Frankenstein), direção de Kennety Branagh, USA, 1994, com discussão de apoio do texto: O sonho de Frankenstein (Jorge Coli).
2 – Filme: Substitutos (Surrogates), direção de Jonathan Mostow, EUA, 2009, com o texto: O homem pós-orgânico (Paula Sibilia).
3 – Filme: A pele que habito (La piel que habito), direção de Pedro Almodóvar, ESPANHA, 2011. Textos: A produção farmacológica de si (David Le Breton) e O pavor da carne (Paula Sibilia).
4 – Filme: O Cavalo de duas pernas [(Asbe Du-Pa) (Two-legged horse), direção de Samira Makhmalbaf, IRÃ, 2008. Texto: Os corpos dóceis (Michel Foucault).
Neste quinto encontro, será exibido o filme O cisne negro (Black swan), direção de Darren Aronofsky, EUA, 2011. O texto de apoio será As imagens de Orfeu e Narciso do filósofo frankfurtiano Herbert Marcuse.
O encontro ocorrerá nesta quarta, com repetição no sábado, dia 25. O horário abrange cinco horas, iniciando-se às 19 horas indo até às 23 horas.
O curso é coordenado pelo Prof.Me. José Carlos de Freitas, com a colaboração dos professores mestres Joel Moisés Silva Pinho e Paulo Henrique Costa Mattos.
O curso foi planejado para professores, servidores e professores. Mas, na verdade, o interesse pelo curso tem sido, quase que na integralidade, apenas dos acadêmicos do Centro Universitário UnirG.
José Carlos de Freitas
Presidente da APUG-SSind