Durante a plenária de abertura do 59º Conad, foi empossada a nova diretoria do sindicato nacional do ANDES, para o período de 2014 a 2016. Paulo Rizzo, que assumiu a presidência do Sindicato Nacional, ressaltou a importância desse Conad na atualização do plano de lutas, no momento em que se discute repensar o processo organizativo da entidade.
Rizzo lembrou que o ANDES-SN não é um sindicato pronto e que está em constante processo de reorganização, diante dos novos desafios e ataques impostos a categoria docente, com a mercantilização e monopolização da educação, que expõe os docentes à situações aviltantes de exploração da sua força trabalho.
Representando a seção sindical da Apug-Ssind, o professor e vice-presidente, Paulo Henrique Costa Mattos, assumiu o cargo de segundo tesoureiro na regional Planalto, integrada pelas instituições de ensino superior do Distrito Federal, Goiás e Tocantins. “É importante essa retomada de diálogo e aproximação com o sindicato nacional, para que possamos contextualizar e socializar nossas lutas no âmbito local, que não são diferentes das lutas nacionais em todas as instituições brasileiras”, disse Paulo Henrique, ressaltando que a Apug é filiada ao Andes há mais de 20 anos e sempre esteve nas ações e lutas nacionais até 2012.