A cidade de Palmas (TO) recebeu, nos dias 13 e 14 de maio, a reunião do Setor das Instituições Estaduais e Municipais de Ensino (Setor das Iees/Imes) do ANDES-SN. Mais de vinte docentes, de diversas instituições do país, participaram da reunião que debateu a conjuntura de lutas, o Fundo Único do setor, o próximo Encontro Nacional do setor e, também, a Semana De Luta Unificada que ocorrerá de 23 a 27 de maio.

Alexandre Galvão, 3º secretário e um dos coordenadores do Setor das Iees/Imes do ANDES-SN, afirma que a reunião foi positiva, e demonstrou a capacidade de organização do setor. “Temos universidades estaduais em greve em cinco estados – Amapá, Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Piauí -, e mobilizações nos demais estados e municípios. O setor está organizado para lutar contra o ajuste e o arrocho salarial dos governadores e prefeitos, sempre prezando pela unidade com as demais categorias do serviço público”, ressaltou o docente.

Após o debate de conjuntura, os docentes do Setor das Iees/Imes debateram o Fundo Único do setor. Os presentes discutiram as formas de acesso e os percentuais para cada seção sindical, como meio de aumentar a capacidade de mobilização e solidariedade entre as diversas seções sindicais. Uma proposta de modificação no fundo será enviada à diretoria do ANDES-SN. Também foi construída uma proposta para modificar a composição e a atuação da Comissão Nacional de Mobilização (CNM) do Sindicato Nacional.

O terceiro ponto de pauta foi o Encontro Nacional do Setor das Iees/Imes. Os docentes indicaram que o encontro seja realizado em Setembro, na cidade de Salvador (BA), com organização da Associação dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia (Aduneb – Seção Sindical do ANDES-SN). O tema indicado foi “Resistência à ofensiva conservadora: a disputa do fundo público contra o sucateamento das Iees/Imes e o arrocho salarial”. Entre os assuntos a serem debatidos no encontro, foram listados temas como assédio moral, defesa dos serviços e da universidade públicos, condições de trabalho, ajuste fiscal, “ideologia de gênero”, e o projeto de Escola sem Partido.

Por fim, os docentes realizaram os ajustes finais para a mobilização da Semana de Luta Unificada do Setor das Iees/Imes, que ocorrerá de 23 a 27 de maio. As seções sindicais presentes apresentaram quais atividades estão organizando para a semana, como manifestações com panfletagens, aulas públicas e idas às respectivas Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais para cobrar maior investimento na educação pública.

Leia mais:

ANDES-SN divulga cartaz da Semana de Luta Unificada do Setor das Iees/Imes

Estudantes em greve ocupam Universidade Estadual do Amapá

Aumenta mobilização nas universidades estaduais paulistas

Docentes e técnicos da Uepa paralisam atividades

Docentes da Uemg e da Unimontes entram em greve

Com imagem de Gilberto Correia da Silva

Fonte: ANDES-SN