”legislativo e o executivo precisam cortar os laços, pois “tudo querem negociar” e que eles estão lá para trabalhar pelo povo.”
Cristiano Pisoni
A APUG-SSind recebeu na tarde desta segunda-feira, 26 de agosto de 2024, no auditório da Associação dos Professores Universitários de Gurupi, o candidato a prefeito de Gurupi, Cristiano Pisoni. O evento, intitulado “Roda de Conversa Especial Eleições 2024″, tem como prioridade abrir espaço para o diálogo com os candidatos a prefeito de Gurupi, permitindo que cada candidato possa expor suas propostas e responder a perguntas dos convidados.
O segundo entrevistado foi o empresário Cristiano Pisoni, que foi recepcionado pelo presidente da APUG, Professor Antônio Jerônimo Netto, e por convidados que chegaram aos poucos. Em sua fala, Cristiano ressaltou a importância de tomar decisões que vão ao encontro dos anseios da academia, e não apenas do âmbito político.
Perguntado sobre a autonomia da IES e sobre a escolha de um possível nome para gerir a UnirG, Cristiano disse que ainda não tem um nome definido, mas que a UnirG precisa crescer como Universidade. Ele enfatizou que não tem intenção alguma de nomear um presidente por interesse de grupos ou por interesses políticos, e que, em momento algum, devem ser escolhidas pessoas de fora. Ele afirmou que, mais à frente, será necessário superar alguns impasses, mas que é essencial haver uma separação completa entre a Universidade e a Prefeitura. Sobre o nome do gestor, ele destacou que deve ser alguém comprometido com o crescimento da IES.
Questionado sobre a lista tríplice e a possibilidade de votar projetos ou pautar propostas como a que foi suspensa por liminar do TJ-TO, Cristiano afirmou que o legislativo e o executivo precisam cortar os laços, pois “tudo querem negociar” e que eles estão lá para trabalhar pelo povo.
Cristiano enfatizou a necessidade de estancar as sangrias da IES e deixar que o dinheiro da UnirG seja utilizado pela própria instituição.
Os docentes presentes também apontaram em seus questionamentos a falta de concursos públicos para professores. Outro ponto levantado foi a demora nos processos internos da IES, que prejudica o trabalho docente, destacando a falta de empenho e apoio para que os professores possam obter uma nova formação, seja ela mestrado ou doutorado. Além disso, os docentes presentes solicitaram ao professor Netto que buscasse, junto à Universidade, a realização de um debate entre os candidatos a prefeito no auditório do Campus 1, ressaltando que a Universidade é, de fato, um espaço para o debate de ideias.
O professor Netto, como mediador da Roda de Conversa, comparou que 90% das Universidades Federais têm professores em regime de dedicação exclusiva (DE), enquanto na UnirG, os docentes têm as DEs cortadas quando estão em formação, são tratados como inimigos.
Ao final da Roda de Conversa Especial Eleições 2024, o presidente da APUG-SSind, Professor Antônio Jerônimo Netto, agradeceu a presença de Cristiano Pisoni, bem como a de cada docente presente. Ele enfatizou mais uma vez o papel da APUG na busca por uma educação de qualidade, na defesa do docente universitário e na manutenção do diálogo, cumprindo seu papel de observador. Ele reforçou que o espaço está aberto para que cada candidato possa comparecer ao auditório da Seção Sindical do ANDES-Sindicato Nacional, para que possamos avaliar suas propostas e a preocupação com o futuro da UnirG e de Gurupi.
Por Miquelin Feitosa Ascom/Apug