Nesta quinta-feira, 6 de junho, às 1o horas, o Presidente da Fundação Antônio Sávio, acompanhado de sua equipe – Jadson, Ronaldo, Mathias, Rúbia Caetano, Valdivino e Danielle – se reuniu com as diretorias da APUG-SSind e da ASAUNIRG para apresentar, em planilhas, a real e dificultosa situação financeira da UnirG. A reunião buscava o entendimento de que, diante do índice de reajuste das mensalidades dos alunos, decidido em 15%, cuja publicação iria a público ainda no dia seguinte, não haveria nenhuma margem a permitir a Revisão Salarial dos servidores para este ano.
Na reunião, a gestora financeira Danille expôs, em planilhas, a situação de cada curso da UnirG e, no conjunto, o cenário não favorece melhorias a curto prazo. Diante do exposto, houve questionamentos técnicos a respeito das planilhas, como foi o caso de Prof. Antônio Jerônimo Netto que estranhou que o Curso de Ciência da Computação tenha como despesa o uso exclusivo dos LABINS, uma vez que todos os cursos utilizam destes espaços e recursos. O caso também do Prof. Antônio Roveroni que julgou as planilhas ainda incompletas.
O Presidente da APUG-SSind notificou ao Presidente Sávio que lhe fora oficializada a deliberação da Assembleia sobre a implementação do índice de 5.84% de revisão em Agosto de 2013 com retroação a Janeiro de 2013. Ressaltou que essa deliberação estava atrelada à decisão pela paralisação no início do segundo semestre.
Outras manifestações, como também foi o caso de Prof. Paulo Henrique, lembraram sobre a dificuldade de acordo sobre o não-atendimento da Revisão, uma vez que esta seria a terceira vez consecutiva sem esse direito constitucional.
A reunião não foi decisiva, ficando agendada para terça-feira, 11 de junho, outra reunião com a formalização de outra proposta, depois da qual, cada entidade convocaria suas respectivas assembleias para deliberação.
Fiquemos atentos.
José Carlos de Freitas
Presidente da APUG-SSind