Em entrevista exclusiva para a Rádio Apug, a reitora da Universidade Unirg, Sara Falcão, fez um breve balanço da sua administração e também falou sobre as propostas para o novo mandato à frente da gestão acadêmica, considerando que encabeça a chapa única, que deverá ser eleita no próximo dia 20 de outubro, conforme edital e cronograma das eleições em andamento.
Durante uma hora, Sara discorreu sobre as atividades desenvolvidas antes e pós pandemia, enfatizando os esforços, desde que assumiu o atual mandato em dezembro de 2018, já tendo a Unirg o status de Universidade, conquista essa reconhecida pelo governo do estado ainda em setembro daquele ano.
Várias perguntas foram enviadas, tanto pelo facebook da Apug, que estava ao vivo transmitindo a entrevista, como pelo zap do grupo de sindicalizados e do presidente da Apug e pelo site www.apugssind.com.br que além de hospedar a rádio Apug, também tem chat para interagir com seus navegantes.
Ao ser questionada sobre as notas emitidas na tarde da segunda-feira (28) sobre a situação da expansão em Paraíso e sobre o retorno das aulas presenciais, explicou que sobre Paraíso, o processo de solicitação de vistoria foi feito ainda no final do ano passado e que discorrido quase um ano, ainda não foi executado pelo Conselho Estadual, cujo presidente rebateu a nota referente a Paraíso, afirmando que “ “lamenta as interpretações equivocadas em relação a este processo”, e que o processo “m relação ao credenciamento, o relatório está em fase de finalização e, tão logo concluída, será submetida ao Colegiado para apreciação e deliberação, tendo cumprido todas as fases e procedimentos, em conformidade com a legislação vigente”, disse o presidente do CEE em resposta ao site Atitude Tocantins, ressaltando que o atraso foi em virtude da pandemia e do decreto do próprio Conselho Estadual de Educação, de julho deste ano, proibindo qualquer atividade de inspeção inloco.
Sobre o retorno das aulas presenciais, a Reitora explicou que espera o parecer do Conselho Estadual e que irá convocar o Conselho Superior Acadêmico – do qual é presidente nata – nos próximos dias para debater a questão, sempre observando o protocolo estabelecido pela Fundação e Universidade Unirg no tocante à pandemia.
“Sei que teremos um grande desafio, enquanto Universidade, nesses próximos anos, para responder às demandas de uma sociedade em constante transformação e de um mundo globalizado, especialmente no tocante à formação de novos perfis profissionais, mas pra isso vamos nos empenhar e nos preparar de todas as formas e ferramentas possíveis para fortalecer e estruturar o ensino de graduação e de pós-graduação, com vista em uma formação humanística, democrática, interdisciplinar e transdisciplinar, valorizando as diferenças e a diversidade cultural”, afirmou Sara, enfatizando partes do novo programa de trabalho apresentado como parte dos documentos necessários para concorrer à reeleição.
A chapa única já foi deferida e está correndo prazo agora de possível impugnação. Caso não tenha nenhuma, a chapa será homologada no dia 03 de outubro, podendo a partir aí, iniciar a campanha até o dia 20 de outubro, data determinada para a eleição, que neste ano, por conta da pandemia será realizada de forma online.
A única chapa concorrente encabeçada pela atual Reitora Sara Falcão, tem ainda Jeann Bruno (vice-reitor), Rise Rank (pró-reitora de graduação). Fábio Pegoraro (pró-reitor de Pesquisa) e Mireia Pereira na pró-reitoria de extensão e atendimento estudantil – Proecae.
Fonte: Ascom/Apug-Ssind