Acontece neste sábado, 11 de setembro, a partir das 19h30min, o primeiro encontro do segundo semestre de 2021, do Curso de Extensão em Filosofia, Literatura e Cinema, promovido pela ApugSsind, em parceria com os cursos de Direito, Pedagogia, Letras, Educação Física e Psicologia, da Universidade Unirg. Neste primeiro encontro, serão exibidos os curtas Invisíveis Prazeres Cotidianos, direção de Jorane de Castro, Cabelo seco no encontro dos rios, direção de Joseline Trindade, A batalha de São Braz, direção de Adriana Oliveira e Carnasat, direção de Wirlley Silva. O tema deste primeiro encontro é: “Culturas urbanas paraenses”.
A mesa de debate será composta pelos professores Gilberto Correia e Joel Pinho, na coordenação dos trabalhos e como convidados a professora da Universidade Fedeeral do Pará, Jorane Castro, da jornalista Christina Hayne, jornalista, Presidente da Associação Paraense dos Jornalistas de Turismo – PA e do também jornalista, escritor e realizador audiovisual, Uriel Pinho. O link do Google Meet ficará disponível uma hora antes do início do encontro. O projeto existe há 12 anos, sendo o projeto de extensão com mais tempo de duração na parceria Apug/Unirg por meio dos cursos de Direito, Pedagogia, Letras, Educação Física e Psicologia, da Universidade Unirg. A etapa será ainda transmitida pela Rádio Apug, que pode ser acessada no site www.apugssind.com.br e no aplicativo Apug no GooglePlay, além do facebook e do youtube da Apug. O Curso de Extensão FILOSOFIA, LITERATURA e CINEMA, está abordando até dezembro de 2022, temáticas da Região Norte do Brasil e, por isto, subintitula-se NORTIDADES BRASILEIRAS. Em cada semestre, o participante receberá um Certificado de 30 horas que poderão ser contabilizadas por acadêmicos e alunos do Ensino Médio como Atividades Extracurriculares, além, é claro, de cumprir sua finalidade principal: a de possibilitar reflexões através da Arte. O Curso é destinado a qualquer pessoa da comunidade acadêmica e estudantil da cidade de Gurupi e cidades vizinhas e de outros estados. Quem estiver interessado, pode convidar companheiro ou companheira, filhos, amigos, pais para participar e debater a Filosofia na Literatura e no Cinema, por meio das exibições dos filmes temáticos.
Cada Etapa é composta de SEIS ENCONTROS, seguindo a metodologia: 1) Apresentação das credenciais do filme; 2) Assistência ao filme; 3) Mesa de falas composta de três ou mais professores da UnirG e de outras IES e convidados especiais; 4) Debate livre. Como está sendo realizado remotamente, devido a pandemia, o número de vagas ofertadas são ilimitadas, conforme o limite de participação no MEET. Já passaram pelo Curso de Extensão em Filosofia, Literatura e Cinema, mais de 1200 pessoas, entre acadêmicos, professores, alunos da Rede Pública do Estado e do Município, além de convidados que reforçaram e abrilhantaram os debates pós exibição. Convidados: Jorane Castro – roteirista e diretora, nasceu em Belém (Brasil). Em 2001, criou a Cabocla Filmes para desenvolver projetos audiovisuais que propõem um novo olhar sobre a Amazônia. Formada em Cinema pela Universidade de Paris 8 (França). Estudou Roteiro e Direção de Elenco, na EICTV (Cuba). Atua como professora do Bacharelado de Cinema e Audiovisual, na Universidade Federal do Pará, desde 2009, primeira graduação da região norte do Brasil. Ministra aulas de roteiro, direção, história e estética do cinema e audiovisual. Atualmente cursa Doutoramento em Arte Contemporânea, no Colégio das Artes, na Universidade de Coimbra (Portugal).
Dirigiu mais de 20 filmes, entre documentários e ficções, todos ambientados na Amazônia brasileira, entre eles PARA TER ONDE IR e MESTRE CUPIJÓ E SEU RITMO. Atualmente desenvolve o documentário TERRUÁ PARÁ e prepara sua próxima ficção, A HERANÇA.Christina Hayne – Jornalista, presidente da Associação dos Jornalistas de Turismo do Pará, diretora do Sindicato dos Jornalistas do Estado do Pará, Proprietária na empresa Movimente Comunicação, Jornalista responsável. na empresa Grupo News de Comunicação Uriel Pinho – Escritor e realizador audiovisual. É pesquisador de cinema, com mestrado (Universidade Federal Fluminense) sobre fantasia e ciência em filmes da Amazônia . É bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal do Pará, com período sanduíche nos programas de Jornalismo e História da Ciência e Tecnologia da University of King’s College (Canadá). Ascom ApugSsind