Em resposta à nota de Esclarecimento da Sra. Magnifica Reitora, que foi divulgada via email da Ascom da Fundação Unirg a todos os professores do Centro Universitário Unirg e publicada pela imprensa gurupiense, a seção sindical Apug-Ssind lamenta e divulga para conhecimento de todos nova Nota de Repudio, a seguir transcrita:
NOTA DE REPUDIO
A seção sindical Apug-Ssind sempre se pautou pela defesa intransigente dos seus sindicalizados, que não podem ficar à mercê de gestões acadêmicas, Coordenações, gestores municipais ou qualquer postura autoritária que ofenda o direito da categoria docente.
Enquanto sindicato docente, nosso dever é atender todo sindicalizado que solicite ajuda, especialmente político e jurídica. Isso a Apug faz em qualquer tempo, em qualquer situação.
No caso em tela, envolvendo a professora Valeria Maciel Cordeiro de Oliveira, o problema se arrasta há tempos, sendo de natureza pessoal da gestão contra a professora, não resolvido em tempos pretéritos. Nada fora até então, a pedido da própria professora. Mas agora extrapolou todas as ponderações e razoabilidade.
A Reitoria do Centro Universitário UNIRG ao proclamar sua nota de esclarecimento, se faz de vitima, tentando inverter a lógica da realidade. Preocupando-se apenas em rebater a forma e não respondendo ao mérito do que fora publicado pela Apug-Ssind. Rápida em responder, mas lenta em apresentar solução para esta e outras questões administrativas, ressaltando que o problema no momento era o conflito de reposições das aulas.
Causa estranheza a queixa crime noticiada pela Reitoria e Pró-reitora Acadêmica, que teriam sido supostamente caluniadas pela APUG, que é conhecidamente uma Instituição classista, não possuindo legitimidade ativa em crimes de calúnia. Mostrando desse modo, o tratamento que a Reitoria possui com a entidade e diretamente com os professores.
A seção sindical aguardará com tranquilidade a convocação judicial para demonstrar em juízo, o rol de assédio sofrido pela professora e a forma praticada, na certeza de que ao final a verdade triunfará sem desfaçatez ou ilações levantadas.
Alertamos também para a utilização da máquina institucional, via Ascom Unirg, no envio de comunicado a todos os professores, em tentativa clara de desestabilizar o processo eleitoral, para transformar a entidade de luta em pelegos submissos à gestão.
E, para finalizar, esclarecemos que a entidade classista não pode estar subordinada e nem atrelada às gestões, preservando sua independência e sua atividade, como representante dos direitos dos trabalhadores docentes no Centro Universitário Unirg e Fundação Unirg.
DIRETORIA DA APUG-SSIND