Financiamento, autonomia e democracia serão o foco central do XV Encontro das Instituições Estaduais de Ensino Superior e Municipais (Iees/Imes) doa ANDES-SN, que acontecerá na cidade de Mossoró (RN), entre os dias 7 e 9 de setembro. O encontro será sediado pela Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Aduern SSind. do ANDES-SN).
O evento será composto por quatro mesas de debates que abordarão as temáticas “A defesa do serviço público e a luta contra as reformas: um debate conjuntural”, “Democracia universitária: autonomia e processos de estatuinte nas Iees/Imes”, “Ajuste fiscal: financiamento e retirada de direitos trabalhistas” e “Os ataques à educação superior e a necessidade de uma Frente Nacional em defesa das Iees/Imes”. A programação completa e informações sobre o financiamento da participação das seções sindicais podem ser conferidas na circular 271/2017.
De acordo com Roseli Rocha, 2ª vice-presidente da Regional Pantanal e da coordenação do Setor das Iees/Imes, o foco do encontro é discutir a situação das estaduais na atual conjuntura e traçar perspectivas de enfrentamento conjunto. “O que estamos percebendo é que, como o governo federal não está conseguindo avançar, por exemplo, no projeto de contrarreforma da previdência no Congresso, isso está impactando com força nas estaduais, pois os ataques estão sendo feitos de forma mais intensa nos estados”, comentou.
Segundo a diretora do ANDES-SN, os docentes de diversas universidades estaduais têm encontrado dificuldade em negociar as pautas de reivindicações com os respectivos governos, especialmente nos últimos três anos, e em fazer cumprir acordos firmados em anos anteriores. Ela citou como exemplo os estados do Paraná, da Paraíba, do Ceará, da Bahia e do Mato Grosso do Sul. “Nos últimos três anos, boa parte das estaduais teve o repasse reduzido, muitas não têm dinheiro para tocar a universidade”, disse.
Roseli contou que o setor decidiu fazer o encontro em Mossoró para fortalecer a luta dos docentes da Uern, que realizaram uma greve intensa no último ano e vem sofrendo com ataques constantes, além de enfrentar a questão da multicampia, problemática que faz parte da realidade de quase todas as universidades estaduais. “Foi uma universidade que travou uma luta muito grande recentemente, e vem enfrentando sérios problemas com redução de repasse de recursos. Além disso, tem a questão da multicampia. A gente está em muitas cidades, muitas vezes em condições sucateadas, com pressão dos governos para fechar os campi, porque não têm recurso e acham que as universidades expandiram demais”, explicou.
A diretora do ANDES-SN ressaltou, ainda, que é necessário ampliar a unidade entre os docentes das estaduais, na perspectiva de unificação do enfrentamento aos ataques, que são comuns em quase todas as instituições, como por exemplo, a ameaça à autonomia universitária que atinge os docentes da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e também as estaduais do Paraná. “Nós temos que estar juntos nessa luta. O setor precisa se unificar mais e cada seção sindical precisa nos municiar de informações, para que a gente possa ter um panorama nacional e conseguir atravessar, de forma unificada e mais fortalecida, essa conjuntura tão difícil”, concluiu.
APUG PRESENTE
A seção sindical Apug-Ssind estará representada pelos diretores Gilberto Correia e Joel Pinho. Para o professor Gilberto Correia, a Apug, como representante do Setor das entidades públicas municipais, a Apug tem sido atuante na defesa, na luta e na participação efetiva dos direitos docentes. “A nossa participação no processo é de extrema importância, porque muitas ações de lutas, de resistência e de empoderamento sindical aplicado na base, foram adquiridas nos encontros nacionais. Bem como muitas conquistas obtidas na base, tem sido de alento para as lutas empreendidas pelo ANDES-SN, tanto no setor das federais, quanto das estaduais”, destacou.
Confira aqui os materiais de divulgação do XV Encontro Nacional do Setor das Iees/Imes
Fonte: ANDES-SN