Nesta terça-feira, 03 de setembro de 2024, o Curso de Pesquisa e Extensão FILOSOFIA, LITERATURA e CINEMA “ÉTICA” abriu sua I Etapa com a exibição do documentário Nos laços de um cordel: “Seu Riba” e a batalha do céu, do diretor gurupiense Fernando França, que se fez presente, num segundo lançamento de sua obra.
O documentário é uma homenagem póstuma ao poeta e artista plástico José Ribamar dos Santos, co-fundador da Academia Gurupiense de Letras, com obras poéticas, especificamente a literatura de cordel, com xilogravuras feitas por ele próprio. Natural de Dueré-TO, viveu a maior parte de sua vida na cidade de Gurupi-TO, num trabalho silencioso e solitário de dedicação à poesia. Ele próprio confeccionava seus livros, com exposição dominical numa banca da Feira Coberta do Mercado Municipal da cidade.
Em seu depoimento, o diretor Fernando França, relatou sua vida, sua dedicação e o pouco reconhecimento que os gestores culturais deram a ele e tantos outros artistas da cidade. Relatou também a necessidade de preservar, em espaço público, sua obra, hoje guardada num quarto da residência de sua família, com riscos de não se preservarem por muito tempo.
A mesa contou com a presença de dois professores da equipe: Maria Wellitania de Oliveira e Paulo Henrique Costa Mattos, ambos da UnirG. Em suas falas, ressaltou-se a urgente necessidade, não só do reconhecimento, mas ainda e sobretudo a preservação da memória do que Seu Riba compôs em vida. Ambos deram relatos pessoais da convivência com Seu Riba e sua obstinada vontade de criação.
A mesa foi encerrada pelo Prof. José Carlos de Freitas, coordenador do Projeto, que, a partir do documentário, fez reflexões sobre a intrínseca relação entre LITERATURA e ÉTICA.
O encontro só não foi perfeito por problemas de conexão de internet que, justo na hora da exibição, oscilava em toda a cidade, impedindo que o documentário, com duração de 17 minutos, não pudesse ser concluído. A mesa decidiu proceder as falas e remeter o endereço eletrônico a cada participante (alunos do 2º e 3º período de Direito e do Curso de Letras da UnirG, além do público em geral) para que possa conferir.
A equipe agradece a todos os presentes e colaboradores, com menção especial a todos os que trabalharam para a existência oportuna e importante deste documentário.
Confira o documentário neste link: