Um domingo de unidade e luta através das Entidades Sindicais Apug-Ssind – Associaçãos dos Professores Universítarios de Gurupi e Sisemg – Sindicato do Servidores Públicos Municipais de Gurupi. O evento aconteceu no domingo, 01 de maio, a partir das 11 horas manhã e reuniu servidoras e servidores municipais sindicalizados aos dois sindicatos, na Sede do Clube dos Bancários em Gurupi.
Um momento de muita interação e música ao vivo com o Cantor Edimundo. Depois da chegada de todos os convidados, antes do almoço ser servido, foi realizada uma cerimônia de boas vindas a todos os presentes e um momento de fala dos Presidentes das duas entidades. Abrindo o momento, Miquelin Feitosa, responsável pela comunicação da Apug- Ssind deu boas vindas e ressaltou a importância da data e da luta do Sindicato, contra qualquer que seja a retirada de direito do Servidor.
O mesmo chamou à frente Lucileia Nascimento, Presidente do SISEMG e os Professores Antonio Jeronimo Netto e Paulo Henrique Costa Mattos, Presidente e Vice – Presidente da APUG-SSIND. Netto ressaltou a importância de todas as profissões, e falou também sobre o momento do qual estamos vivendo, onde há desrespeito com trabalhador por parte da Fundação Unirg. Direitos como a Data-Base, recomposição, adicional noturno e outros, que até agora não foram pagos. Ele falou dos direitos que estão sendo retirados, mas que neste dia não iria elenca-los, pois era um dia de se comemorar e confraternizar.
Já Lucileia Nascimento, disse que é preciso respeitar as entidades de classe, pois temos uma história nesse município e é necessário respeito com os servidores públicos, pois são efetivos, “entra Prefeito e sai Prefeito e quem fica é o servidor”, finalizou, pedindo que o Poder Público respeite e cumpra com os direitos. Já o Professor Paulo Henrique Costa Mattos, Vice- Presidente da APUG, fez um relato histórico da luta sindical classista e enfatizou o que precisa ser feito para que o servidor seja valorizado, ressaltando também a retirada de direitos pelo atual governo e o verdadeiro desmonte causado por essas medidas. Ao total desrespeito com servidor, é preciso dizer um basta a todo o tipo de desrespeito e dizer sim a unidade de todos as entidades classistas em busca da garantia dos direitos dos trabalhadores.
Após as falas, foi servido a todos e todas, ao som de música ao vivo, com o cantor Edimundo e no prato principal uma deliciosa feijoada a todos os que compareceram e puderam compartilhar desse momento de confraternização e unidade sindical. O evento foi uma realização conjunta da Apug e Sisemg que estão, juntamente com entidades como Asaunirg, lutando pelas progressões, data base e PCCR dos servidores públicos de Gurupi. Como diz um dos lemas da Apug Ssind “Nossa luta é a luta de TODOS”.
Miquelin Feitosa – Acadêmico de Jornalismo da UnirG.